IPCA recebeu mais de 2 mil candidaturas na 1ª fase do acesso aos CTeSP´s

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu 2207 candidaturas na 1ª fase de acesso aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), para as 1836 vagas disponíveis.

Este foi um número recorde de candidaturas submetidas, que se refletiu em 1500 colocações. A 2ª fase de acesso aos CTeSP, será anunciada em breve, pelo que os estudantes não colocados poderão voltar a candidatar-se às vagas sobrantes.

São quase 50 os CTeSP que o IPCA tem disponíveis em seis localidades: Barcelos, Braga, Guimarães, Famalicão, Esposende e Vila Verde. Os cursos novos anunciados para abrir este ano letivo são: Desporto e Atividades Náuticas, Design de Jogos, Inovação Tecnológica para a Gestão Digital no Setor Social, Exercício Físico e Bem-Estar, Preparação e Fabrico de Estruturas Modulares, Gestão e Manutenção de Infraestruturas.

CTeSP Seleção: uma aposta ganha

Os CTeSP em parceria com empresas, os chamados Cursos Seleção, obtiveram um número significativo de candidaturas. O CTeSP de Industrialização e Fabrico Inteligente, em parceria com a BOSCH registou 156 candidaturas, para 30 vagas. Já o CTeSP em Tecnologia de Inovação Informática, em parceria com o Programa Brightstart, da Deloitte, registou 147 candidaturas para 22 vagas.

Nas palavras do Diretor da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), Filipe Chaves, “o continuado aumento do número de candidaturas aos CTeSP do IPCA, é o reflexo do trabalho realizado para a orientação dos interesses dos candidatos com as necessidades do mercado de trabalho, criando sinergias com as empresas, e complementado pela estratégia de aproximação ao território, em colaboração com os municípios. Acreditamos que este aumento contribua para a capacitação e retenção de talento na região, por forma garantir o retorno do investimento”.

Esta estratégia é particularmente visível em Esposende, onde o IPCA tem a funcionar cursos de turismo e de inovação alimentar, estando previsto para o próximo ano letivo a abertura do LISA – Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Alimentar, uma infraestrutura que está a ser construída de raíz à entrada da cidade de Esposende.