IPCA prestou homenagem de agradecimento ao ex-presidente João Carvalho

O IPCA prestou homenagem ao seu ex-presidente João Carvalho, numa cerimónia emotiva que contou com a presença de autarcas, dirigentes de instituições de ensino superior e várias individualidades que com ele privaram, além de uma mensagem em vídeo do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

IPCA_HighRes_Montagem_João_Carvalho_20x30

Para o membro do governo, “são pessoas como João Carvalho que fazem falta no Ensino Superior”, pelo que considerou que se trata de “um exemplo para todos nós e que faz do IPCA um exemplo”. E concluiu: “é com pessoas como João Carvalho que se faz o futuro”.

Por seu turno, o presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, fez questão de descrever João Carvalho como “um dos nossos maiores” e um homem de uma “seriedade ilimitada, um pensador como poucos, que valoriza muito a ética, e um excelente profissional”.

Já o atual presidente interino do IPCA, Agostinho Silva, anunciou a decisão do Conselho de Gestão em atribuir o nome de João Carvalho à avenida principal do Campus do IPCA. Sublinhando as qualidades humanas do ex-presidente, enalteceu “o legado que nos deixa”, pedindo-lhe ainda mais. “Mais visitas à instituição, mais apoio, como um pai que olha por um filho”, disse.

A cerimónia contou ainda com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, que classificou João Carvalho como “uma pessoa de excelência”, recordando, designadamente, toda a obra feita no Campus. Elogios que foram partilhados por André Soares, último presidente da Associação Académica do IPCA durante a presidência de João Carvalho.

Sem palavras

Face à homenagem e perante todos os elogios que lhe foram dirigidos, João Carvalho dirigiu-se ao auditório, totalmente repleto, começando por confessar não ter palavras para descrever o que sentia. ” É uma homenagem não merecida. Apenas cumpri a minha obrigação. Seria mais justo uma homenagem ao IPCA, aos seus professores, funcionários, estudantes. É a eles que se deve o que é hoje o IPCA”.

Falando do passado, presente e futuro do IPCA, João Carvalho recordou vários episódios do seu longo trajeto na enquanto dirigente, nomeadamente aqueles que colocaram em risco a própria instituição. E partilhou com todo o auditório os momentos difíceis, relacionados com os problemas de saúde que o motivaram a renunciar ao cargo.

“Aqui estou mais calmo, mais magro, eventualmente mais triste, a reaprender a sorrir, a adaptar-me a uma nova forma de vida, mas naturalmente que vou utilizar o lema do IPCA nos seus anos de crise: insistir, persistir e não desistir”, disse.

A sessão contou, ainda, com dois momentos musicais, a cargo do Grupo de Fados do IPCA e, no final, do músico Rui Paulino David, que interpretou alguns dos temas preferidos de João Carvalho. Ficou igualmente marcada pela apresentação do retrato oficial do ex-presidente do IPCA, da autoria da pintora Filipa Godinho, e pelo lançamento de um livro com fotografias e alguns dos discursos de João Carvalho durante os anos em que dirigiu a instituição.