IPCA pode receber estudantes macaenses no próximo ano lectivo

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) formalizou um protocolo de cooperação com o Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) da Região Administrativa Especial de Macau.

O acordo, assinado esta quinta-feira, dia 21 de setembro, no Politécnico de Leiria, preconiza a utilização dos resultados do exame unificado de acesso às Instituições do Ensino Superior de Macau, de forma a que os estudantes macaenses possam ingressar nos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico afiliados do CCISP.

«Portugal tem tido um papel de charneira entre a China e Macau, sobretudo nas relações económicas e sociais entre os dois países. Esta nova parceria protocolar não é só uma oportunidade para as instituições politécnicas portuguesas, mas também para o País, pois vai muito para além da formação» frisa Nuno Mangas, presidente do CCISP e presidente do Politécnico de Leiria.

O coordenador do GAES da Região Administrativa Especial de Macau, Sou Chio Fai, realça igualmente esta consolidação com as instituições de Portugal, que vai permitir criar mais ações entre Macau e Portugal. O responsável destaca que «Os estudantes macaenses têm mais oportunidades de formação no futuro e mais opções, porque a partir de agora podem formar-se em Portugal ao nível do Ensino Superior».

Alexis Tam, secretário para os Assuntos Sociais e Culturais de Macau, encorajou os jovens estudantes presentes no Instituto Politécnico de Macau a aproveitar as oportunidades académicas existentes em Portugal pois assume  “que não é fácil aprender uma nova língua, sobretudo a portuguesa, mas é um sacrifício que vale a pena. Portugal é um país bilíngue, o sítio ideal para estudar».

O acordo estabelece que o GAES disponibilize os resultados dos exames unificados de acesso ao Ensino Superior e emita os devidos comprovativos de realização de exame dos estudantes que pretendam ingressar numa instituição portuguesa de ensino superior politécnico. Já ao CCISP compete divulgar os resultados dos exames aos seus afiliados, selecionar os candidatos e notificá-los sobre os resultados das suas candidaturas.

Esta medida aumenta as expectativas, e objetivo do IPCA, que  ciente das vantagens da abertura além fronteiras pretende receber cada vez mais estudantes internacionais. O Politécnico do Cávado e Ave já recebe, e coloca em Macau e noutros países, estudantes na medida de intercâmbio e no âmbito DO PROGRAMA Erasmus+.