IPCA Open Mind

Depois de terem tido já sessões sobre "Como construir um Plano de Negócios", "Da ideia ao negócio", "Marketing", etc., os participantes podem agora experimentar várias linguagens, técnicas artísticas e materiais, e ensaiar a criação num ...

Depois de terem tido já sessões sobre “Como construir um Plano de Negócios”, “Da ideia ao negócio”, “Marketing”, etc., os participantes podem agora experimentar várias linguagens, técnicas artísticas e materiais, e ensaiar a criação num regime de discussão crítica permanente e de colaboração entre todos.

O objectivo dos workshops é proporcionar aos participantes um condensado de experiências vividas no processo criativo, em busca da alta performance, do ritmo, das emoções, do despertar, procurando desenvolver conceitos como interdisciplinaridade, persistência, trabalho de equipa, autoconhecimento, partilha e sensibilidade. Estas formações visam dotar os participantes de ferramentas comportamentais e de atitude que vão apoiar o seu percurso enquanto empreendedores.

Os temas das sessões são variados e vão desde a comunicação corporal, ao marketing pessoal, passando pela escrita criativa, networking criativo e pela performance teatral.

As sessões têm sido muito participadas, tanto por estudantes de licenciatura como de mestrado e até por docentes, e têm servido o propósito de fazer com que os participantes abram horizontes e se libertem, ficando mais predispostos para as oportunidades que possam surgir.

As acções inserem-se no âmbito das Oficinas do Poliempreende, um concurso de ideias de negócio que envolve todos os Institutos Politécnicos Portugueses que pretende contribuir para estimular a mudança da cultura organizacional académica, sensibilizar os órgãos dos Institutos Politécnicos para a urgência e importância do desenvolvimento de competências empreendedoras, estimular a investigação aplicada orientada para o mercado e massificar a temática do Empreendedorismo junto dos docentes e dos estudantes.

Apesar de serem dirigidas maioritariamente aos participantes do Poliempreende, estas sessões são abertas à comunidade académica, até ao limite máximo de inscrições.

Breve resumo das acções IPCA Open Mind

O Eu e os seus Papéis – Performance Teatral para melhoria das apresentações em público (14 de Maio)
Passa por explorar diferentes modelos de planear e de dirigir uma apresentação, fazendo a ponte entre a realidade académica e a realidade empresarial, incutir nos participantes a necessidade de fazer, ver fazer, discutir – e, depois, muitas vezes, fazer de novo, e identificar um conjunto de técnicas de desenvolvimento da linguagem oral, gestual e corporal, visando melhorar a integração e a atitude na prática profissional futura.

Comunicação Corporal (21 e 28 de Maio)
Pretende enriquecer os participantes nos domínios da comunicação pessoal, da gestão do stress, da postura e apresentação em público, favorecer a Comunicação Interpessoal, ao facilitar a conexão com os outros, utilizando o corpo como canal de Comunicação, desenvolver a espontaneidade, a comunicação expressiva, a imaginação e o sentido do jogo, favorecer a aquisição de técnicas corporais de relaxamento, concentração, desinibição, sensibilização, descobrir as potencialidades individuais dos participantes, incrementando a sua auto-estima.

Marketing Pessoal (4 e 11 de Junho)
Com esta acção pretende-se identificar objectivos pessoais, profissionais, financeiros, identificar quem serão os meus “clientes”, e em que área específica gostaria de actuar, identificar quem serão os professores (mentores), aos quais irei buscar maior aproximação, experiência e apoio, desenvolver um plano pessoal, visando uma melhor preparação para disputar o mercado de trabalho, construir uma imagem positiva junto de colegas, professores e empresas, e conseguir uma maior exposição profissional.

Escrita Criativa (18 e 25 de Junho)
Os objectivos são a concretização de uma intenção comunicativa e incentivo à busca e apropriação de elementos do imaginário pessoal e de métodos que induzam à construção de um texto criativo, a criação de bases de conhecimento estruturais para que os participantes construam a sua própria oficina de ideias e textos e lucubrações, a potencialização da mente escritora, da elasticidade verbal e da ousadia criativa e a oferta, ao participante, das ferramentas que o ajudem a ultrapassar a síndrome da folha em branco

Networking Criativo (2 e 9 de Julho)
Os objectivos passam por assumir as parcerias individuais e a construção de redes de contactos como factores de competitividade pessoal, social e institucional, adquirir técnicas para aplicar o processo de definição de objectivos, adquirir consciência da dimensão dos nossos sonhos e objectivos e identificar uma visão, uma missão e os valores da integração em rede.