IPCA inicia novo ciclo com Tomada de Posse do primeiro Presidente eleito

O Prof. Doutor João Carvalho é o primeiro Presidente eleito do IPCA pondo fim ao regime de instalação que a instituição viveu durante 15 anos. Desta forma, o IPCA ganha uma nova autonomia e prepara-se para enfrentar novos projectos.

“Chegamos com a sensação do dever cumprido”, afirmou o Prof. Doutor João Carvalho. E adiantou que o IPCA deverá chegar “aos 4.000 estudantes já no próximo ano lectivo, em Setembro, com o desafio de termos 5.000 no final deste mandato”. Para o Presidente do IPCA , “a agenda futura sobre a reorganização da rede do Ensino Superior passa fundamentalmente pela existência de projectos conjuntos, mestrados em parceria, centros de investigação multi-institucionais e mobilidade de docentes e funcionários”.

Já o Dr. António Marques, Presidente do Conselho Geral do IPCA (órgão que elegeu o Presidente), defendeu que “o Instituto vai ser incontornável para a região”, tornando-a mais competitiva e “com mais e melhores empresas”. Enfatizando a forma célere e eficaz como todo o processo de eleição e tomada de posse decorreu, o Presidente do Conselho Geral realçou ainda que o programa apresentado para o IPCA reúne “10 eixos de intervenção e 135 medidas detalhadas, um programa que desafia novos desafios”.

Uma das grandes metas do IPCA é o melhoramento dos acessos aos Campus. Uma necessidade a que Miguel Costa Gomes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, se mostrou sensível na cerimónia de hoje. O autarca anunciou que o processo já está em fase de execução e que falta apenas resolver algumas questões, nomeadamente a aquisição dos terrenos e os estudos geotécnicos. “Segundo conversas que mantive com os técnicos, é possível pensar que, no próximo ano lectivo, esteja resolvida a questão”:

Presente na cerimónia esteve também o Secretário de Estado das Comunidades que destacou o importante momento que o IPCA atravessa. O Dr. António Braga considera que “o grau de empenho do Instituto, os cursos que oferece e a capacidade de criar novos cursos vêm demonstrar a justeza da afirmação deste projecto”.

O vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos “extrai simbolismo” do evento de hoje. O Professor Rui Teixeira considera que este é “um sinal evidente da consolidação do Ensino Superior Politécnico e, por isso, é um contributo muito importante para o Ensino Superior”.

Com uma larga experiência como docente do ensino superior, investigador e membro de diversos órgãos de gestão, o Prof. Doutor João Carvalho participou na 1ª comissão instaladora do IPCA, na qualidade de Director da Escola Superior de Gestão. Foi ainda presidente do Conselho Científico da Escola Superior de Gestão do IPCA, até 2002, e membro de diversas comissões criadas pela Direcção Geral do Ensino Superior para avaliação de propostas de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, entre tantas outras valências. Dirigiu também o Departamento de Gestão da Universidade do Minho e a licenciatura em Administração Pública da mesma instituição.

Fundado em 1994, o IPCA começou a leccionar em 1996 e, hoje, é já um dos institutos com maior taxa de empregabilidade – 90 por cento. Com cerca de 3700 alunos, 200 professores e 50 colaboradores, a instituição tem duas escolas – Escola Superior de Gestão e Escola Superior de Tecnologia.