IPCA destaca-se na região do Minho

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é a instituição de ensino superior público, da região do Minho, com maior oferta de vagas em cursos de licenciatura no regime pós-laboral, com maior acréscimo de vagas, relativamente ao ano passado, e com maior oferta de cursos de licenciatura e de vagas na área da Gestão.

Para o ano lectivo de 2009/2010, o IPCA tem disponíveis 325 vagas no regime pós-laboral, distribuídas pelos cursos de licenciatura em: Solicitadoria, Gestão Bancária e Seguros, Contabilidade, Fiscalidade, Finanças, Design Gráfico, Informática para a Saúde, Informática (ramo de Gestão e ramo Industrial) e o, recentemente aprovado, curso de licenciatura em Gestão de Actividades Turísticas.

Na área da Gestão, o IPCA disponibiliza 335 vagas, mais do dobro das vagas existentes na Universidade do Minho e no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, nesta área.

Em comparação com o ano lectivo anterior, o IPCA teve um acréscimo de 98 vagas, passando de 612 para 710 vagas. Isto significa que, no próximo ano lectivo, o número de estudantes do Instituto deverá chegar aos três mil, praticamente duplicando o número de estudantes que tinha há apenas dois anos, bem como o número de cursos de licenciatura. Recorde-se que, no ano lectivo de 2009/2010, o IPCA arranca com três novos cursos: Engenharia Eléctrica, Engenharia e Desenvolvimento de Jogos Digitais e Gestão de Actividades Turísticas, passando de nove para doze cursos de licenciatura.

Todos estes dados são indicadores do potencial de crescimento da Instituição de Ensino Superior pública mais jovem do país, que sublinham também o reconhecimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior relativamente à qualidade do ensino praticado e o visível aumento da procura relativamente aos cursos existentes no IPCA. A título de exemplo no curso de Gestão Bancária e Seguros, que entrou em funcionamento no ano lectivo passado, todas as vagas foram preenchidas por estudantes que colocaram esse curso em primeira opção.