IPCA assinou protocolo com Universidade de São Tomé e Príncipe

O protocolo, assinado no âmbito de uma visita dos presidentes dos três institutos politécnicos portugueses a São Tomé e Príncipe, visa a criação de condições para permitir o reconhecimento de graus académicos atribuídos por cada ...

O protocolo, assinado no âmbito de uma visita dos presidentes dos três institutos politécnicos portugueses a São Tomé e Príncipe, visa a criação de condições para permitir o reconhecimento de graus académicos atribuídos por cada uma das instituições, bem como a promoção da mobilidade de alunos, docentes, investigadores e funcionários, tendo em vista a participação em ações de formação, de estágio e de investigação com interesse comum para cada uma das quatro instituições.

Para o presidente do IPCA, João Carvalho, a assinatura deste protocolo “significa a concretização de uma das missões do ensino superior que é a cooperação internacional, bem como o reconhecimento dos cursos e do corpo docente do IPCA para a coordenação científica e pedagógica do primeiro mestrado da Universidade de São Tomé e Príncipe na área da Gestão”.

O protocolo prevê, ainda, a participação de cada uma das instituições de ensino superior portuguesas, individualmente ou em conjunto, no desenvolvimento de programas de mestrado de interesse para a Universidade de São Tomé e Príncipe. Por outro lado, IPCA, IPB e IPVC irão disponibilizar vagas nos seus cursos de mestrado destinadas a estudantes e docentes da universidade são-tomense.

As quatro instituições acordaram, também, a criação de programas conjuntos de inovação e empreendedorismo para os estudantes e diplomados de São Tomé e Príncipe.

Na sequência do protocolo assinado, o IPCA recebe já na próxima quinta e sexta-feira a visita do reitor da Universidade de São Tomé e Príncipe. No âmbito desta deslocação, será assinada uma primeira adenda que prevê a colaboração na criação do Mestrado em Auditoria naquela universidade são-tomense, bem como a mobilidade de estudantes, docentes e funcionários das duas instituições.