IPCA acolheu o debate sobre as negociações do Orçamento Plurianual da União Europeia

Decorreu no passado dia 14 de fevereiro, o debate sobre as negociações do Orçamento Plurianual da União Europeia que trouxe ao IPCA o eurodeputado José Manuel Fernandes.

A abertura do evento esteve a cargo de Maria José Fernandes, Presidente do IPCA; Pedro Valente da Silva, chefe de Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal; e o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes.

Maria José Fernandes fez as honras da casa apontando a importância destes debates para a região do Minho e para o futuro do país que segundo a Presidente do IPCA “É uma responsabilidade de todos”.

José Manuel Fernandes é correlator sobre os recursos próprios do Quadro Financeiro Plurianual (QFP) 2021-2027 e, tal como Margarida Marques, integra a equipa de negociação do Parlamento Europeu sobre o orçamento de longo prazo da União Europeia, um processo que está a decorrer. No dia 20 de Fevereiro realiza-se uma Cimeira Europeia, decisiva para o avanço das negociações do QFP, tendo José Manuel Fernandes afirmado que “se correr mal, a Cimeira acaba no dia 20”.

Tanto na sua intervenção como a responder às perguntas do público, José Manuel Fernandes foi muito claro. “Nós precisamos de manter os fundos europeus, de uma boa política de coesão territorial e de promover a natalidade”, fundamental para a eurodeputado do Minho. Apesar das incertezas quanto ao Orçamento Comunitário, o Deputado ao Parlamento Europeu sossegou os presentes, garantindo que vai haver dinheiro, nem que seja por duodécimos.

O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, aproveitou a oportunidade para relembrar alguns critérios de distribuição dos fundos comunitários, nomeadamente o mapeamento de equipamentos e a não atribuição de verbas para a modernização da rede viária.

Margarida Marques, não conseguiu estar presente devido a um imprevisto de último hora, no entanto fez chegar um vídeo onde teve a possibilidade de apresentar o seu ponto de vista acerca das negociações do QFP e de elucidar a importância do mesmo para Portugal e para a região do Minho.