Investigação no IPCA reconhecida pela FCT

O Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) obteve o reconhecimento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo-lhe sido atribuída a classificação de qualidade de BOM. O reconhecimento por parte da FCT é o primeiro de muitos passos a seguir em prol da investigação nesta área, e que, inequivocamente, coloca o IPCA num patamar elevado do meio científico nacional e internacional.

Esta classificação surge no âmbito da candidatura formulada para efeitos de reconhecimento FCT, em Julho de 2007, tendo o CICF sido submetido a uma avaliação no período de 2008-2009. A avaliação fundamentou-se nas apreciações realizadas por painéis de avaliadores internacionais, peritos nas áreas científicas da economia e gestão.

Em consequência deste resultado, o CICF torna-se o primeiro centro de investigação do IPCA reconhecido pela FCT e ainda a primeira unidade de investigação na área da contabilidade e da fiscalidade reconhecida em Portugal pelo mesmo organismo. Por outro lado, o IPCA torna-se o primeiro Instituto Politécnico a dispor de uma unidade de investigação, nas áreas referidas, reconhecida pela FCT.

A confiança que representa o reconhecimento pela FCT constitui não só um estímulo mas uma responsabilidade acrescida para todos os membros do CICF, que passará pela sua mobilização e empenho tendo em vista o crescimento, a sustentabilidade e a consolidação do centro.

O CICF é uma unidade de investigação científica, da Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA, e tem como missão contribuir para o conhecimento científico nas áreas da Contabilidade e da Fiscalidade através da produção de investigação científica de qualidade. Este centro de investigação pretende articular a experiência e o know-how de investigadores nacionais e internacionais, inter-relacionar o IPCA com outras Instituições de Ensino Superior e centros de investigação, promovendo, desta forma, a mobilidade e a interdisciplinaridade do conhecimento, nas áreas científicas que aborda.

A criação deste centro de investigação visa ainda consolidar e fortalecer um conjunto de relações já existentes com Universidades, como a Universidade do Minho, Coimbra, Santiago de Compostela, Valência, Edimburgo e Sidney, e ainda com outras unidades de investigação como o NEAPP (Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas – Universidade do Minho) e o IPSAR (Institute of Public Sector Accounting Research).

O CICF está organizado em quatro linhas de investigação: Contabilidade pública, Contabilidade Financeira, Contabilidade de Gestão e Fiscalidade. O centro conta com sete membros permanentes, internos à instituição e doutorados na área da contabilidade e fiscalidade, sendo eles os Prof. Doutores: Maria José Fernandes (Directora do CICF); Sónia Monteiro (Presidente do Conselho Científico do CICF); João Carvalho (Presidente do IPCA); Verónica Ribeiro; Fernando Rodrigues; José Manuel Pereira; Irene Portela; António Pires Caiado. De referir que há ainda um conjunto de membros que se encontram a terminar o doutoramento.