II Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade

As II Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade, decorreram na passada quarta-feira no IPCA, sob o mote para o ‘O Futuro da Contabilidade e da Fiscalidade: Oportunidades e Desafios’.

Este encontro contou com a presença de Paula Franco, bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), que adiantou que “a contabilidade tem enorme importância para o futuro das empresas e para a economia”.

A bastonária aproveitou para incentivar os alunos da Escola Superior de Gestão ao afirmar que contabilista é uma profissão com futuro. “Há quem diga que a Contabilidade tem os dias contados. Eu diria que é ao contrário. Nós temos que aproveitar estas ameaças da era digital como uma oportunidade, de podermos transmitir o nosso conhecimento, de sermos verdadeiramente diferentes no exercício da nossa profissão”.

A presidente do IPCA, Maria José Fernandes, não podia estar mais de acordo com Paula Franco e afirmou que a profissão de contabilista “está em crescimento e afirmação constante” e que a Escola Superior de Gestão “é reconhecida por várias áreas”, sendo que “esta (da contabilidade e da fiscalidade) é uma das áreas de referência”.

Lurdes Silva, presidente da Comissão Organizadora das II Jornadas de Contabilidade e Fiscalidade, referiu que o encontro teve como finalidade a troca de experiências e de conhecimentos nas áreas da contabilidade e da fiscalidade, sendo que “o objetivo é dinamizar os alunos e que tenham o conhecimento das matérias e de outras matérias, para além do que é lecionado nas aulas”.

Estiveram presentes nas jornadas cerca de 260 alunos, e abordaram temas como a relação entre a contabilidade e o IRC (Imposto sobre Rendimentos Coletivos), ética fiscal e o futuro da contabilidade.