Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade

Ciente das vantagens da abertura além fronteiras, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave criou o Gabinete de Relações Internacionais, tendo em vista a promoção da sua internacionalização. Assim, no âmbito da sua estratégia de internacionalização, o IPCA tem desenvolvido acções que estimulam a mobilidade de estudantes e docentes, elevando, deste modo, o seu conhecimento científico e cultural.

Estudar no estrangeiro envolve o crescimento individual de cada um, pois o estudante ou o docente em mobilidade serão integrados num novo ambiente, com uma língua e cultura diferentes. È nesse sentido que o IPCA desenvolve projectos de cooperação e educação com os diversos países europeus, no âmbito do sub-programa LLP Erasmus, o qual permite, quer aos estudantes, efectuar um período de estudos, com pleno reconhecimento académico, quer aos docentes, realizar missões de ensino ou formação, noutra Instituição de Ensino Superior Europeia. Paralelamente, o IPCA tem acordos de cooperação com os PALOP.

Os Acordos Bilaterais Erasmus vão ao encontro das necessidades das Escolas do IPCA, abrangendo as áreas de Ciências Empresariais, Informática, Direito e Design.

Para além do Gabinete de Relações Internacionais, cada Escola do IPCA tem designado um Coordenador Erasmus, que aconselha e acompanha de perto os estudantes em mobilidade, incluindo os estudantes estrangeiros que escolheram o IPCA para estudar. Ao Coordenador Erasmus compete, também, o reconhecimento académico do período de mobilidade.

A mobilidade em números

No ano lectivo 2008/2009 foram 14 os estudantes do IPCA a fazer mobilidade para países como Espanha, Polónia, Alemanha e Lituânia. Um número que vai ser superado no ano lectivo 2009/2010 já que, só no primeiro semestre, foram 18 os alunos inscritos em Instituições de Ensino Superior Europeias. Polónia, pelo seu custo de vida mais acessível, continua a ser o país predilecto dos estudantes. No ano lectivo 2009/2010 pela primeira vez duas estudantes do IPCA vão efectuar mobilidade Erasmus na Noruega.

O IPCA é também cada vez mais procurado por alunos estrangeiros. Se neste ano lectivo acolheu 4 estudantes do Luxemburgo, no próximo ano lectivo o IPCA vai receber 4 alunos de Espanha, 1 da Lituânia e 1 da Roménia.

No final deste mês um grupo de professores e funcionários de uma Universidade da Polónia vai efectuar uma visita ao IPCA. No início deste ano o coordenador do Departamento de Design Gráfico da Universidade de Vilnius, Lituânia, Jonas Malinauskas, esteve durante um dia no IPCA, tendo leccionado uma aula e visitado as instalações da instituição.