Exposição “Dão-nos um lírio e um canivete”

A Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP) do IPCA, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, vai realizar a Exposição "Dão-nos um lírio e um canivete", alusiva ao 25 de Abril.

Esta exposição parte de um poema de Natália Correia (posteriormente adaptado e musicado por José Mário Branco), que é um lamento de almas  jovens censuradas  sobre um outro tempo em que não existiam escolhas nem opções,  quando a palavra era sussurrada e o pensamento abafado. O texto representa um hino à liberdade, por uma geração que lutou contra a censura e a opressão.

Do poema para a sala de aula, este é o ponto de partida para uma reflexão sobre a liberdade, tal como a vivemos hoje, o que mudou e o que ainda tem de mudar.

Assim, no ano das comemorações dos 50 anos da Revolução de Abril, pretende-se que os estudantes pensem, desenhem e criem, partindo do conceito de Liberdade e as suas interpretações individuais. Este será um projeto transdisciplinar que reúne os Cursos Técnicos Superiores Profissionais de Audiovisual Digital, Design para Médias Digitais e Ilustração e Arte Gráfica, onde , através das várias disciplinas, se pretende construir uma discussão mais  abrangente e fundamentada.

A exposição irá decorrer na antiga loja Gamôr, na plataforma das Artes e Criatividade da Câmara Municipal de Guimarães (antigo mercado municipal), entre os dias 23 de abril e 5 de maio. Durante o mês de abril os estudantes vão estar diariamente no local, a construir a exposição que será em todo o espaço da loja.

De 23 de abril e 5 de maio, o período em que a exposição estará aberta ao público, serão, ainda, realizadas um conjunto de aulas abertas , orientadas para os registos analógicos, tais como: stencil, colagem, encadernação, técnicas de impressão manual, manipulação de som analógico, entre outras. Estas aulas, dirigidas aos estudantes do IPCA e à comunidade, irão contribuir para uma contínua reflexão e construção sobre o espaço expositivo, nas suas vertentes físicas e conceptuais.

A inauguração da exposição está agendada para dia 23 de abril, a partir das 18h00, e estará aberta a toda a comunidade IPCA. Contamos com a vossa presença!