Ex-aluna do IPCA seleccionada para participar em debate europeu

Uma aluna do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi seleccionada para se juntar a jovens de 27 países da União Europeia para um debate, em França, sobre “Os Jovens na Sociedade do ...

Uma aluna do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) foi seleccionada para se juntar a jovens de 27 países da União Europeia para um debate, em França, sobre “Os Jovens na Sociedade do Conhecimento”. Dessa reunião vão sair vinte recomendações relacionadas com o tema, para serem apresentadas à Comissão Europeia.

Ana Patrícia Ferraz, recém-licenciada em Informática para a Saúde, pela Escola Superior de Tecnologia do IPCA, é a única representante do distrito de Braga, fazendo parte de um grupo de 15 seleccionados em todo o país para representar Portugal no debate, a decorrer em França, de 20 a 27 de Outubro.

Os candidatos foram escolhidos de acordo com o seu perfil social e cultural (nível de formação, tipo de formação, experiência de vida, hábitos, área geográfica), e também mediante um texto de motivação e uma síntese sobre um tema que considerassem ser importante debater durante o evento.

Com a ajuda do Prof. Doutor Vitor Carvalho, Director do Curso de Informática – ramo Industrial, Ana Patrícia apresentou uma síntese sobre a importância da utilização das energias renováveis, no enquadramento português e europeu.

Seleccionados encontram-se em Lisboa

Para preparar o debate de ideias com os congéneres europeus, irão ter lugar acções de formação sobre a Sociedade do Conhecimento prévias ao evento europeu, nos dias 20 e 21 de Setembro e 4 e 5 de Outubro, no Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, em Lisboa.

Pretende-se que a formação contenha momentos de discussão de ideias e construção de opiniões partilhadas, estando previstas quatro temáticas de discussão diárias, dirigidas por convidados especialistas em cada uma das seguintes áreas: a Sociedade do Conhecimento e da Informação; a Sociedade do Conhecimento e a Ciência; a Sociedade do Conhecimento e as alterações Políticas, Económicas, Sociais e Culturais; a Sociedade do Conhecimento e os Jovens.