EURASHE organizou webinar sobre o papel das IES no desenvolvimento das Smart Regions

O IPCA participou no evento online organizado pela EURASHE sobre o tema "Smart Universities of Applied Sciences (UAS) in Smart Regions: increasing the strategic cooperation between Professional Higher Education and regions in Europe”, que decorreu no dia 17 de novembro.

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) participou no evento online organizado pela EURASHE (European Association of Institutions in Higher Education) sobre o tema “Smart Universities of Applied Sciences (UAS) in Smart Regions: increasing the strategic cooperation between Professional Higher Education and regions in Europe”, que decorreu no dia 17 de novembro.

Este primeiro evento foi dedicado a Portugal onde o IPCA tem a sua participação no painel “Smart UAS in Smart Regions: the case of Portuguese Polytechnics”.

O debate centrou-se nas oportunidade da estratégia de especialização inteligente (RIS3) para capacitar as regiões Europeias a enfrentar os novos desafios societais e tecnológicos.

Reunindo vários intervenientes dos diferentes quadrantes da sociedade, nomeadamente a investigação e a educação, o tecido empresarial, os agentes públicos e a sociedade civil, o evento pretendeu identificar os pontos fortes e os ativos da região, definir as áreas competitivas e prioritárias com maior investimento em investigação e inovação e definir uma visão partilhada para a inovação regional .

A EURASHE é a representante Europeia das Instituições de Ensino Superior Profissional, tendo como principal foco promover o papel das Universidades de Ciências Aplicadas e Politécnicos no desenvolvimento e implementação da RIS3 (S3s).