Estudantes do Mestrado em Engenharia Informática em destaque na QSP Summit

Dois estudantes do Mestrado em Engenharia Informática do IPCA apresentaram um projeto interativo na edição de 2017 da QSP Summit, uma das mais relevantes conferências de marketing e gestão da Europa, na qual participam os líderes globais que marcam tendências de futuro na área.

Ernesto Ferreira e Michael Matias desenvolveram e apresentaram na QSP Summit, que decorreu no Porto, uma aplicação interativa designada “Touch to Play”.

Trata-se de um jogo sério que visa a participação de duas pessoas, em modo colaborativo, na exploração de um ambiente virtual, controlando um avatar (um lobo) numa floresta virtual, em ambiente imersivo e lúdico. A interação acontece quando dois utilizadores participam em conjunto, em modo colaborativo, através do toque. O software desenvolvido deteta a condução elétrica entre os jogadores e ativa uma reação no avatar, de modo a evitar obstáculos.

A solução foi desenvolvida no âmbito de uma parceria entre o Mestrado em Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia do IPCA e as empresas Alcateia, que se dedica à criação de soluções gráficas e computacionais, e Solid-IT, uma agência criativa que aposta em proporcionar experiências emocionais marcantes para os seus clientes.

capture111

O desenvolvimento de investigação na área das interfaces avançadas é, precisamente, uma forte aposta da Escola Superior de Tecnologia do IPCA que inaugurou, em 2014, o Centro de Investigação e Desenvolvimento em Jogos Digitais, uma estrutura fundamental de ligação e interface com o setor empresarial, desde logo pela possibilidade de disponibilização de capacidade instalada para a investigação aplicada e prototipagem de novas soluções para as empresas.

O projeto “Touch to Play” decorreu no âmbito da unidade curricular de Desenvolvimento de Interfaces Aplicacionais do Mestrado em Engenharia Informática, coordenada pelo professor João Martinho Moura, na qual os alunos estudam o design, desenvolvimento e a avaliação de interfaces em sistemas computacionais, assim como os principais fenómenos que acompanham o processo interativo.