Estudantes do IPCA ensinaram alunos do Conservatório de Música de Barcelos a programar robôs

Cerca de 100 alunos do Conservatório de Música de Barcelos receberam a visita de estudantes e docentes da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP), do IPCA, e passaram o dia a aprender a programar robots.

Os alunos, com idades compreendidas entre os 7 e os 15 anos, foram divididos em equipas e receberam um kit lego mindstorms. Depois de uma formação básica em programação, puderam desenvolver um robô móvel seguidor de linha, sempre com a orientação e supervisão de estudantes dos cursos Técnicos Superiores Profissionais, da ETeSP.

Desta forma, e transformando a aprendizagem numa competição entre as várias equipas, crianças e jovens aprenderam algo que se supõe complexo, de forma simples e divertida.

Com este evento pedagógico, pretende-se incutir o gosto pela programação, e, simultaneamente, estimular o pensamento lógico, deixando as crianças e os jovens mais à vontade com a área tecnológica.

O dia encerrou com uma competição final, numa prova onde a equipa vencedora foi a que conseguiu programar o robô para percorrer o circuito final de forma mais rápida.

A coordenação do evento esteve a cargo dos professores António Moreira, Pró-Presidente para a Inovação Pedagógica do IPCA, e João Borges, Diretor do Departamento de Inovação Tecnológica da ETeSP.