Equipa do IPCA venceu o prémio internacional Hackathon Retail 4.0 da Galp

Uma equipa multidisciplinar do IPCA venceu o prémio Hackathon Retail 4.0 da Galp, com o projeto CUIDA - Car Unified Inspection for Damage and Dirt with AI - uma solução sustentável de serviços de limpeza e reparação de veículos, baseada em inteligência artificial (IA).

A equipa formada por António Moreira, João P. Borges, César Melo, José Barradas e Cristina Coutinho reúne as competências de gestão de projeto, implementação e desenvolvimento de IA, desenvolvimento de App Mobile e UI & UX design. Multidisciplinariedade de competências que, em colaboração com o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) do IPCA, demonstram a mais-valia na concretização de parcerias I&D para a resolução de problemas de elevada complexidade.

O CUIDA é uma estação de inspeção baseada em inteligência artificial, com uma oferta de novos serviços, customizados, sustentáveis, de custo reduzido, para limpeza e reparação de veículos. Tem como principal objetivo conectar clientes com uma rede de parceiros da Galp através de um novo paradigma de serviços partilhados.

O prémio, promovido pelo programa de Inovação Aberta da Galp, foi anunciado na última quinta-feira, dia 30 de Junho 2022, e pretendeu desafiar o ecossistema de inovação com soluções para melhorar a experiência dos clientes da Galp.