Equipa do IPCA vence evento da ANI

“As Aventuras de Lexi”, um jogo desenvolvido pelos estudantes Roberto Pereira, Aurora Nunes, Bruna Vieira e pelo docente João Borges venceu o evento Born From Knowledge promovido pela ANI.

Trata-se de uma plataforma gamificada para crianças disléxicas, que pretende trabalhar as dificuldades ao nível da leitura, onde os seus minijogos desenvolvem uma dimensão ainda não explorada por nenhuma aplicação no país, intervindo na escrita ao nível da tipologia do erro.

Esta interação permite desenvolver uma das competências mais difíceis e que não se resolve sem intervenção especializada, oferecendo uma terapia capaz de ajudar as crianças a ultrapassarem estas dificuldades de escrita consideradas persistentes, de forma sistemática e intensiva.

Esta foi uma das quatro ideias vencedoras, nascida de um programa de co-criação e empreendedorismo realizado no IPCA, premiada no passado dia 10 de novembro, na edição de 2022 do programa Born From Knowledge Ideas, promovido pela Agência Nacional de Inovação (ANI), e que visa impulsionar uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso.