Equipa do IPCA é vice-campeã do 8º Concurso do Poliempreende

O projecto do IPCA, Rescue Me, é uma plataforma informática de gestão de emergências e mereceu os elogios do Júri pela sua inovação e iniciativa empresarial. Este projecto já representou Portugal no concurso mundial, Imagine Cup, da Microsoft que decorre no passado mês de Julho em Nova Iorque.

O Poliempreende é um concurso de ideias no contexto de todos os Institutos Politécnicos Portugueses que pretende estimular o empreendedorismo junto dos docentes e dos estudantes, permitindo desta forma alertar os vários actores educativos para a relevância da carreira de empreendedor por conta própria e para a importância do desenvolvimento de competências essenciais para um cidadão do século XXI. Este é o maior concurso sobre empreendedorismo a envolver instituições do ensino superior em Portugal. O Patrono do Concurso este ano foi o Comendador Rui Nabeiro e foi realizado pelo Instituto Politécnico de Lisboa.

A equipa vencedora é composta pelos seguintes estudantes: Ricardo Vieira, Hugo Vieira, Messias Ferreira e Susana Linhares. A equipa foi acompanhada pelos docentes João Manuel Esteves, Carlos Plácido e Isabel Martins. Além dos participantes, é de referir que este projecto contou com a colaboração dos docentes Nuno Rodrigues e pelo Prof. Doutor João Vilaça, do design Nélson Pereira e dos estudantes Luís Torrão, Filipe Rosas e Nélson Fonseca.

Memória Descritiva do Projecto – RescueMe

Uma Plataforma de Gestão de emergências

Os mais recentes desastres mundiais demonstraram, de forma grave, as enormes dificuldades que as equipas de socorro têm em actuar e coordenar as forças no terreno. Na verdade, um dos maiores problemas com que as equipas de emergência se deparam no terreno não passa pela falta de meios, medicamentos, material ou equipamentos, mais sim pela falta de capacidade em coordenar, monitorizar e distribuir da melhor forma os meios ao seu dispor, impedindo assim que prestem um melhor auxilio às populações.

Contudo, actualmente não existe uma solução capaz de colmatar todos os problemas recorrentes de uma catástrofe.

Este projecto tem como objectivo desenvolver uma plataforma tecnológica que permita atacar todos estes problemas e contribuir assim para melhorar a forma como as situações de emergência são resolvidas em todo o mundo.

A nossa solução é composta por quatro diferentes aplicações:
 RescueMe Paramedic – Acompanha as equipas de socorro no terreno, encontra-se incoporado num Table PC e apresenta um conjunto de funcionalidades e dispositvos, que permitem orientar os paramédicos no terreno, encontra-se sempre em comunicação com um centro de commandos. Todas as vitimas encontradas são registadas com uma pulseira RFID, sendo realizado um primeiro diagnóstico no terreno.

 RescueMe Command – Controla todas as operações no terreno, monitorizando todos os meios envolvidos, e fornece apoio a todas as equipas de socorro, estando em permanente comunicação com as mesmas.

 RescueMe Hospital – Serviço de apoio aos hospitais, tem como objectivo ler a pulseira RFID da vítima de uma forma rápida para que o tratamento aos feridos seja acelerado.

 RescueMe Portal – Serviço publico online, pretende servir como meio de comunicação prestanto informações aos familiares através da listagem das vitimas em tempo real e a possibilidade de usar reconhecimneto facial em fotos.

O produto a comercializar será software, assim como, todo o hardware necessário para o eficaz funcionamento da plataforma. De referir que já temos desenvolvido um protótipo funcional, englobando um conjunto de funcionalidades para dar resposta às situações de catástrofe.

Neste momento estamos a trabalhar com a Cruz Vermelha portuguesa e o INEM no sentido de realizar um simulacro de média escala para validar toda a nossa plataforma, sendo que já obtemos um bom feedback destas duas organizações.