Eng. Almeida Júnior na abertura do Mestrado da EST

Decorreu no dia 12 de Março a Sessão de Abertura do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança. Este é um curso inovador, já que é o único a abranger todas ...

Decorreu no dia 12 de Março a Sessão de Abertura do Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança. Este é um curso inovador, já que é o único a abranger todas estas áreas, no universo do Ensino Superior Público em Portugal.

A sessão foi presidida pelo Director da EST, Prof. Doutor Fernando Rodrigues, que se congratulou com o início do primeiro curso de Mestrado desta Escola. O Director da EST salientou mesmo a importância que este tipo de cursos tem para um Instituição como o IPCA, que está em franco crescimento.

O Eng. Almeida Júnior, uma das entidades mais prestigiadas na área da Qualidade, em Portugal, foi o convidado de honra. Almeida Júnior falou sobre a importância que um curso de Mestrado que abranja estas três áreas, de forma integrada, tem para o desenvolvimento do país, felicitando o IPCA pelo arrojo em apostar neste curso. O convidado desafiou, ainda, os estudantes, que ontem começaram uma nova etapa na sua carreira académica, a nunca desistirem e a aproveitarem esta oportunidade. Com um currículo impressionante na área da qualidade, o Eng. Almeida Júnior foi fundador da Associação Portuguesa da Qualidade, membro da Academia Internacional da Qualidade, consultor na área durante mais de 40 anos e membro das Comissões Técnicas de Normalização no Instituto Português da Qualidade (IPQ).

Antes da intervenção do Eng. Almeida Júnior foi a vez do Prof. Doutor Gilberto Santos, Director do Curso, fazer a apresentação do plano de estudos e desejar boa sorte a todos os estudantes.

O Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão QAS (Qualidade, Ambiente, Segurança) foi pensado para responder a uma das necessidades com que os profissionais das áreas da qualidade, do ambiente ou da segurança se deparam constantemente e que se prende com a limitação de conhecimentos em pelo menos uma destas áreas e de pouca experiência na utilização integrada dos Sistemas da Qualidade, do Ambiente e da Segurança.

Está previsto que a realização deste Mestrado facilite a obtenção do CAP de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho, assim como de Auditor nas áreas de intervenção do curso, através de parcerias com as respectivas entidades certificadoras.