Docente do IPCA é autor dos novos troféus da Liga Portuguesa de Futebol

O novo troféu da principal competição de futebol portuguesa tem 80cm de altura, pesará cerca de 9 quilos e é feito em prata e ouro. Cheio de simbolismo, o troféu vai de encontro aos conceitos ...

O novo troféu da principal competição de futebol portuguesa tem 80cm de altura, pesará cerca de 9 quilos e é feito em prata e ouro. Cheio de simbolismo, o troféu vai de encontro aos conceitos previamente definidos pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP): união, memória, identidade e glória.

A taça procura, simbolicamente, estreitar a ligação entre os que ganham e os que perdem e a importância da competição, encontrando-se gravados na base os nomes de todos os clubes que já participaram no campeonato principal, desde que, em 1995/1996, a Liga passou a organizar os campeonatos profissionais. Um pouco mais acima destacam-se as 16 estrelas do momento, que simbolizam os 16 clubes que fazem actualmente parte da Liga Zon Sagres.

No corpo do troféu é exaltada a identidade nacional, estando gravadas as Quinas portuguesas e no verso a inscrição do poema de Luís de Camões, “Se Me Vem Tanta Glória Só de Olhar-te”. Desse plano saem os dois braços. A forma retorcida representa as 2 voltas da competição, que é longa e difícil, e o caminho para a vitória. O caminho da glória é atingido quando os 2 braços tocam num dos 7 castelos gravados na bola, simbolizando o espírito de conquista, tão presente na História portuguesa.

Já a taça da Liga de Honra será feita em metal e prata, mede cerca de 50 centímetros e pesa cerca de quatro quilos. Aqui o simbolismo é dado, sobretudo, à promoção de escalão, representada na forma em espiral. As duas voltas mais largas no topo do troféu simbolizam as duas vagas de acesso à Liga principal.

Ambos os troféus, carregados de criatividade e história, encontram-se, neste momento, em fase de produção, devendo estar prontos no início de Abril.

Veja aqui algumas notícias sobre os novos troféus:

Notícia Jornal A Bola
Notícia Jornal O Jogo
Notícia Jornal Record
Notícia TVI
Notícia RTP