Divulgado o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016, estudo liderado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do IPCA, foi publicamente divulgado esta segunda-feira.

O estudo, que vai já na sua 13ª edição, analisa as contas de todas as 308 câmaras municipais do país, de 174 empresas municipais (de um total de 176) e da totalidade dos serviços municipalizados (25). Entre as principais conclusões, o Anuário 2016 aponta para uma redução de dívida em 276 municípios.

O Anuário 2016 é mais uma vez coordenado por João Carvalho, investigador do CICF-IPCA e presidente do colégio de especialidade de contabilidade pública da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Conta, ainda, com a colaboração dos académicos Maria José Fernandes (IPCA), Pedro Camões e Susana Jorge.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses tem, desde o primeiro número, o apoio da OCC, bem como a colaboração do Tribunal de Contas e da Universidade do Minho.

Este estudo é já uma referência para o poder local em Portugal, constituindo uma radiografia das contas das autarquias locais nacionais.

DOCUMENTOS:

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2016 – versão flash

Síntese do Anuário 2016