Cursos de Mestrado no IPCA

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) vai ter, pela primeira vez, cursos de Mestrado: Mestrado em Fiscalidade, Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão QAS (Qualidade, Ambiente, Segurança), Mestrado em Gestão das Organizações e Mestrado em Logística.

Este é um marco histórico para o IPCA, que ilustra o reconhecimento, por parte da tutela, da qualidade de ensino ministrada e a aposta na formação pós-graduada, por parte do Instituto, como contributo para o desenvolvimento da região em que está inserido.

O início destes Mestrados está previsto ainda para este ano e os interessados podem, desde já, proceder à sua pré-inscrição e consultar mais informação em bravo.ipca.pt.

O Mestrado em Fiscalidade, com especialização em Fiscalidade Portuguesa e em Fiscalidade Internacional, vai funcionar no novo edifício da Escola Superior de Gestão (ESG), em V.F.S. Martinho, Barcelos. Este é o 1º curso de Mestrado do país, específico em Fiscalidade. Recorde-se que a ESG foi também a primeira instituição de ensino superior pública a apresentar um Curso de Licenciatura nesta área. Além da área da Fiscalidade, as áreas científicas predominantes deste Mestrado são o Direito e a Contabilidade, três áreas intimamente ligadas, quer pelas questões jurídicas, quer pela interligação próxima à Contabilidade.

O Mestrado em Sistemas Integrados de Gestão QAS (Qualidade, Ambiente, Segurança), que funcionará sob a alçada da Escola Superior de Tecnologia (EST), foi pensado para responder a uma das necessidades com que os profissionais das áreas da qualidade, do ambiente ou da segurança se deparam constantemente e que se prende com a limitação de conhecimentos em pelo menos uma destas áreas e de pouca experiência na utilização integrada dos Sistemas da Qualidade, do Ambiente e da Segurança.

Ambos os cursos têm a duração de 4 semestres e conferem um total de 120 ECTS. A seriação dos candidatos será feita pelas comissões científicas de cada curso, tomando em consideração a sua classificação académica a nível de licenciatura (ou 1º ciclo de estudos adaptado ao processo de Bolonha) e a sua experiência profissional.

APNOR Promove Mestrados

Os Mestrados em Gestão das Organizações e em Logística serão leccionados pela APNOR – Associação de Politécnicos do Norte, constituída pelos Politécnicos do Cávado e do Ave, Bragança, Porto e Viana do Castelo. As candidaturas decorrem até 5 de Dezembro e os interessados podem consultar mais informação em bravo.ipca.pt ou em www.apnor.pt.