As Vozes dos Estudantes do IPCA

No Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o IPCA dá voz aos seus estudantes! Veja aqui o vídeo.

Ao assinalar, assim, esta data, pretende-se aumentar a consciencialização sobre a importância da integração das pessoas com deficiência em todos os aspetos da vida política, social, económica e cultural.

O IPCA tem abraçado este compromisso, adotando uma cultura de tolerância e inclusão, baseada no respeito pelo ser humano e na igualdade de oportunidades em todas as suas áreas de atuação e na promoção de medidas de inclusão e tolerância para toda a comunidade académica.

Foi a adoção desta política de inclusão, que permitiu que, de 2016 a 2022, 293 estudantes com necessidades educativas especificas frequentassem o IPCA e se sentissem integrados e acolhidos! A que se somam os 77 estudantes que, no corrente ano letivo, aqui estudam!

Nas palavras da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, “esta é uma realidade que muito nos orgulha” e, mais do que isso, é o contributo que o IPCA dá para a “defesa dos seus direitos e cumprimento do plasmado na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável de não deixar ninguém para trás”. “O compromisso de realizar os direitos das pessoas com deficiência não é apenas uma questão de justiça, mas é um investimento num futuro comum e equitativo”.

São vários os apoios que o IPCA proporciona, nomeadamente, intérpretes de língua gestual, e medidas de apoio tecnológico, como por exemplo a transcrição automatizada das aulas.

Neste dia, o IPCA reafirma o seu compromisso de promover uma cultura de proximidade e onde ninguém é deixado para trás.