Alunos de Design Gráfico desenvolveram trabalho surpreendente

Cinco alunos do 2º ano de Design Gráfico do IPCA surpreenderam a cidade de Barcelos, com uma original instalação tipográfica. Com CD’s, palitos, cordas, braçadeiras, redes e um escadote, os estudantes transformaram um cinzento outodoor vazio, situado na Estrada Nacional 204, em Barcelos, numa autêntica obra de arte.

Catarina Pinto, Cláudia Gonçalves, Cláudio Rodrigues, Graciela Coelho e Rui Torres são os pupilos do Prof. Cláudio Ferreira, Director do Curso de Design Gráfico e docente da unidade curricular de Tipografia. E se o professor resolveu desafiar os alunos a tentarem algo diferente, que fosse sendo documentado em vídeo, para posterior apresentação, os estudantes responderam à altura. O objectivo era idealizar a divulgação de uma empresa de publicidade que pretendia ver o aluguer dos seus outdoors em banners na web, criando um anúncio digital, mas não esquecendo que o produto a divulgar existe fisicamente. O grupo em causa foi mais longe e resolveu publicitar o produto no próprio produto. Para tal, recorrendo a seiscentos e quarenta CDs e palitos, cento e vinte metros de cordas, duzentas e cinquenta braçadeiras, seis redes de 2×3,5 metros e um escadote de 8 metros, construíram, em letras gigantes, a palavra “Pub.”

O impacto de “Outype”, designação dada a este projecto, foi surpreendente e o trabalho tem sido falado dentro e fora de portas. Vários jornais da região, revistas da especialidade e até site internacionais têm dado destaque a este projecto. Para o Prof. Cláudio Ferreira o objectivo de “contribuir para divulgar o curso e a instituição, aproximando também a cidade da academia”, foi superado. O trabalho “tem recebido imensas mensagens elogiosas não só no meio académico, como também nas páginas do grupo no Flickr, YouTube e por correio electrónico”, esclarece, orgulhoso, Cláudio Ferreira.

Dado o sucesso da iniciativa, docente e alunos pensam já em concorrer com este projecto a alguns concursos e começar a desenvolver um outro plano, “esperando algum apoio à produção”, como revela Cláudio Ferreira. No ano passado, o mesmo projecto levou a que um grupo de alunos, actualmente finalistas de Design Gráfico, vencesse o prémio Jovens Criadores 2008, com a instalação tipográfica “Luz”, cujo vídeo pode ser visto, procurando por Tipografia IPCA, no YouTube, bem como os restantes trabalhos.