400 Estudantes do secundário vieram ao IPCA falar sobre Matemática

Na passada sexta-feira, dia 15 de Maio, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) recebeu cerca de 400 estudantes do ensino secundário de escolas de vários pontos do país, no âmbito do 5º Intercâmbio de Alunos de Matemática. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Barcelos (CMB), em parceria com o IPCA, designou-se “Alunos em Congresso de Matemática” e juntou estudantes do 10º, 11º e 12º anos das três disciplinas de Matemática.

Foi um dia em cheio, para os cerca de 400 estudantes que se juntaram em Barcelos para falar sobre Matemática. Na opinião do mentor do evento, o Prof. Eduardo Cunha, esta é mesmo “a melhor forma de os fazer interessar por esta disciplina, que a maioria odeia, antes mesmo de conhecer”. No total foram sete as escolas participantes: Escola Secundária de Romeu Correia (Feijó, Almada), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (Famalicão), Escola Secundária de Amares, Escola Secundária de Barcelos, Escola Secundária de Barcelinhos, Escola Integrada de Vila Cova (Barcelos) e Escola Básica 2,3 de Lijó (Barcelos).

À medida que iam chegando, os estudantes iam-se dirigindo para o auditório principal da Escola Superior de Gestão (ESG) do IPCA, para assistirem à Sessão de Abertura, onde estiveram presentes o Director da ESG, Agostinho Silva, a Vereadora da CMB, Dra. Joana Garrido e o Coordenador dos programas das disciplinas de Matemática do Ensino Secundário e Professor da Universidade de Coimbra, o Prof. Doutor Jaime Carvalho e Silva. Nas suas intervenções, todos salientaram a importância deste evento, para levar os jovens a não temer, e até a gostar, da disciplina de Matemática.

Depois foi a vez dos alunos apresentarem, uns aos outros, outras formas de ver a matemática, desmistificando-a e tornando o seu estudo mais acessível. Os estudantes simularam que apresentavam comunicações, como se de um congresso “a sério” se tratasse. No final, as melhores comunicações, eleitas por júris compostos por dois professores e quatro alunos, tiveram direito a um prémio.

Mas nem só de Matemática foi feito este dia, e os jovens tiveram a oportunidade de descontrair e viver, durante algumas horas, o espírito académico de um instituição de ensino superior, uma vez que os alunos do IPCA, também dividiam o mesmo espaço, num dia normal de aulas. E, mesmo antes do adeus, foi tempo ainda para assistir à actuação da Tuna Académica do IPCA, que proporcionou um bonito momento, tendo cativado a atenção dos alunos que, a medo, lá iam dizendo que, “para o ano, também querem fazer parte”.

Número recorde de comunicações apresentadas

A concurso, no total das três categorias, foram 20 as comunicações preparadas e apresentadas pelos alunos participantes, número recorde de comunicações apresentadas nos anteriores Intercâmbios Matemáticos.

Assim, os vencedores do primeiro prémio receberam uma calculadora científica TI Nspire, uma oferta da Texas Instruments; os estudantes contemplados com o segundo lugar receberam um depósito de 100 euros, numa conta a prazo, oferta da Caixa de Crédito Agrícola e da Câmara Municipal de Barcelos; e, os terceiros lugares tiveram direito a uma Diciopédia 2009, oferecida pela Câmara Municipal de Barcelos. O IPCA premiou ainda a melhor comunicação de estudantes de escolas de Barcelos, com a inscrição gratuita na próxima edição do Curso Livre de Espanhol, ministrado na Escola Superior de Gestão.

Os vencedores foram os seguintes:

Vencedores do Prémio IPCA:
“Matemática e a Música” – Joana Vieira e João Dias do 10ºA – Escola Secundária de Barcelos

Vencedores da Categoria MatA:

2ºClassificado
“A Matemática do Skate” – Andreia Ferreira e Rafael Matos do 10ºE – Escola Secundária de Barcelos

3ºClassificado
“Lógica para a Descoberta” – Adília Coelho, Cátia Sá, Joana Carvalho e Juliana Esteves do 10ºC – Escola Secundária de Barcelos

Vencedores da Categoria MatB:
1ºClassificado
“Energia Sísmica” – Ricardo Ribeiro – Esc. Sec. Camilo Castelo Branco, V N Famalicão

2ºClassificado
“Tensão Arterial e Fitness” – Carolina Freitas; Cristiana; Daniela Oliveira; Dina Correia – Esc. Sec. Camilo Castelo Branco, V N Famalicão

3ºClassificado
“Problema de Monty Hall” – Vitor e Carlos – Esc. Sec. Camilo Castelo Branco, V N Famalicão

Vencedores da Categoria MACS:
1ºClassificado
“Educação em Barcelos” – Andreia Barbosa; Andreia Araújo; Fernando Morgado; Emanuel Boavista; Pedro Magalhães do 11ºE – Escola Secundária de Barcelos

Para mais informações sobre o 5º Intercâmbio de Alunos de Matemática, os interessados poderão consultar o blogue alunosemcongressomatematico.blogspot.com.