O objetivo central do Manual da Qualidade (MQ) é garantir a implementação de boas práticas de gestão da qualidade com vista à melhoria contínua dos processos geridos pela Instituição. Neste contexto, o MQ tem como objetivos essenciais:
(1) descrever o processo de elaboração, revisão e aprovação do MQ,
(2) apresentar a Política da Qualidade do IPCA,
(3) apresentar o contexto institucional e a sua forma de organização e
(4) descrever o Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPCA (SIGQa-IPCA), definindo a sua organização e funcionamento, bem como os níveis de responsabilidades no domínio específico da garantia da qualidade.
Tendo em vista a concretização da política institucional para a qualidade, o IPCA desenvolveu a primeira edição do seu MQ em 2012, através do qual aprovou a Política da Qualidade, assumindo o compromisso de desenvolver e implementar o SIGQa-IPCA, assegurando a sua eficácia e melhoria contínua.
Desde essa altura que o IPCA tem vindo a institucionalizar a sua política da qualidade, envolvendo toda a comunidade académica e a sociedade com quem interage, com vista à garantia da qualidade e melhoria contínua dos seus processos. O princípio base é o de que a política da qualidade implementa-se e desenvolve-se com e para as pessoas, alinhada com a orientação estratégica da Instituição.
Com a presente edição (2.ª) pretendeu-se atualizar, entre outros aspetos, a estrutura organizacional do IPCA após a sua passagem para regime fundacional em 2018, a estratégia organizacional e adequar os processos e procedimentos para a garantia da qualidade aos padrões europeus e nacionais.