Estágios PEJENE, últimas vagas. Candidata-te!
Se queres alcançar mais do que a tua formação, provar a tua competência, destacares-te no mercado de trabalho, trabalhares ao lado de pessoas experientes ou teres a chance de te desenvolveres profissionalmente, podes conseguir através de empresas e instituições que precisam de ti. Candidata-te a um estágio PEJENE, um programa promovido pela Fundação da Juventude destinado a jovens do último e penúltimo ano do Ensino Superior Público, Privado ou Cooperativo. Os estágios têm uma duração variável, entre 2 a 3 meses, e realizam-se entre outubro e dezembro de 2020 (prazo alargado). Por cada estágio é atribuído subsídio de alimentação e de transporte, assim como um seguro de acidentes. Não deixes escapar esta oportunidade, mais de 60% das vagas já estão ocupadas. As vagas disponíveis atualmente têm predominância nas áreas de design gráfico, informática, educação, desporto, engenharia, administrativo, marketing e programação. Obtém mais informações em www.fjuventude.pt.
O PEJENE é um programa de estágios, promovido pela Fundação da Juventude, para jovens a frequentar o último e penúltimo ano do Ensino Superior em todas as áreas académicas.
OBJETIVOS
- Valorizar os currículos dos jovens enquanto estudantes universitários;
- Reforçar a capacitação dos jovens para os desafios do contexto real do mercado de trabalho;
- Promover uma relação direta entre os Estabelecimentos de Ensino Superior e as Empresas/Entidades de Acolhimento, através do desenvolvimento de projetos conjuntos de formação em local de trabalho, ainda durante o período de estudo dos jovens.
DESTINATÁRIOS
Jovens estudantes a frequentar o penúltimo ou último ano do Ensino Superior Público, Privado e Cooperativo (CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciatura, Mestrado, Mestrado Integrado ou Pós-Graduação).
ÁREAS ABRANGIDAS
Consideram-se abrangidas pelo PEJENE todas as áreas de estudo previstas pelo Sistema de Ensino Superior, devida e previamente aprovadas pelo Ministério competente. A oferta de estágios depende das áreas e locais onde as vagas são disponibilizadas pelas Entidades de Acolhimento (Empresas).
CARATERÍSTICAS DOS ESTÁGIOS
Os estágios têm as seguintes características:
- Duração mínima de 2 meses a máxima de 3 meses, de acordo com os pedidos das Entidades de Acolhimento (Empresas);
- Integrar o estagiário numa Entidade de Acolhimento (Empresa), desenvolvendo tarefas específicas de acordo com um Plano de Estágio previamente elaborado e segundo a área de formação do Estagiário.
- Supervisão dos estágios por um tutor técnico (profissional experiente da entidade de acolhimento) que, no final, elaborará um relatório de avaliação final.
- Pagamento pelas Entidades de Acolhimento de subsídios de alimentação e de transporte. Para além disso, deverão fazer um Seguro de Acidentes Pessoais com a duração do período de estágio.
COMO SE PROCESSA
Cada Estudante pode candidatar-se até 2 vagas de estágio, que podem ser consultadas AQUI, de acordo com a sua área de formação. Atenção, no ato da candidatura on-line os estudantes devem submeter um comprovativo em como estão a frequentar o último ou penúltimo ano do Ensino Superior. A candidatura só é válida com a entrega desse comprovativo, que deve ser solicitado ao G3E através de mensagem para g3e@ipca.pt
A pré-seleção fica condicionada ao preenchimento dos requisitos exigidos pela Empresa/Entidade de Acolhimento.
Posteriormente, se as empresas tiverem interesse no cv, o estudante é contactado. A seleção final é da responsabilidade das Empresas/Entidades de Acolhimento.
As vagas deixam de estar disponíveis on-line à medida que são preenchidas.
Queres ter vida além do curso? - ciclo de webinares gratuitos promovidos pela Unlimited Future
Com o início do novo ano letivo, a Unlimited Future, nossa parceira, vai organizar um conjunto de sessões para acrescentar valor a todos os estudantes que tenham interesse em desenvolver-se enquanto futuros profissionais!
Serão quatro webinares 100% digitais e gratuitos, a decorrer entre os dias 13 e 22 de outubro, das 17h30 às 18h. Todas as sessões serão dinamizadas online, através da plataforma Zoom.
O principal objetivo das formações é a capacitação dos estudantes, promovendo a aquisição e desenvolvimento de conhecimento e competências-chave como a proatividade, falar em público, gestão de tempo e liderança, para que ao longo do ano letivo integrem associações, núcleos ou outras organizações, para além do curso. Acreditamos que estas experiências são fundamentais para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo que promovem a saída da zona de conforto.
Para participar, os interessados apenas terão de se inscrever neste link. Podem escolher entre os seguintes webinares:
– “Mexe-te e aparece!” (sobre proatividade -13 de outubro)
– “Chega-te à frente!” (sobre falar em público – 15 de outubro)
– “Tá na Hora!” (sobre gestão de tempo – 20 de outubro)
– “Lidera a tua tribo!” (sobre liderança – 22 de outubro)
Aproveitem e valorizem-se.
Fiquem seguros e conectados com o que é relevante.
Inscrições Abertas para a Olímpiada de Tecnologia e Conhecimento - Hacking.Rio 2020
O maior Hackathon da América Latina está de volta com uma edição 100% online a acontecer entre os dias 9 e 11 de outubro.
O evento propõe o desenvolvimento de uma solução tecnológica para os problemas que afetam o nosso quotidiano numa área à escolha, dentre 15 setores diferentes de atuação, visando a promoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) previstos até 2030, pela ONU.
Os interessados devem-se inscrever gratuitamente até ao dia 2 de outubro, individualmente ou em equipa, podendo optar por dois formatos: Standard e Master, consoante o nível de expertise e conhecimento.
A participação no concurso acontece obrigatoriamente em equipa sendo que, para quem se inscreveu individualmente, a Organização irá, posteriormente, alocá-lo a um grupo. No caso de inscrição em equipa, a Organização recomenda que na composição da mesma seja considerado, pelo menos, 1 membro com conhecimento ou experiência em programação, desenvolvimento web e/ou mobile, 1 designer e 1 empreendedor/gestor. No desenvolvimento dos desafios, os participantes podem ainda beneficiar do apoio de mentores.
Para além de estarem previstas equipas multidisciplinares, constituídas por membros pertencentes a várias Instituições de Ensino Superior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), as equipas vencedoras de cada setor serão premiadas com um valor de R$ 5mil reais (cerca de 800€, de acordo com o câmbio atual), e a vencedora da grande final com um passaporte para a WEBSUMMIT LISBON, na 1ª semana de dezembro.
Consulta o Regulamento disponível em Hacking.Rio2020 e garante a tua presença.
IPCA entrega prémios aos vencedores da fase regional do concurso Poliempreende 2020
Decorreu no passado dia 03 de setembro a cerimónia pública de entrega de prémios aos três melhores projetos apresentados no âmbito da fase regional do concurso Poliempreende 2020. A cerimónia teve lugar na Biblioteca José Mariano Gago e contou com a presença da Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, da Coordenadora do Concurso Poliempreende do IPCA, Adriana Lago de Carvalho, do representante do Banco Santander Universidades, Nuno Vieira, dos premiados desta 17ª edição, da Administração do IPCA, bem como diretores de escolas e de unidades e docentes da área do empreendedorismo.
Na sua intervenção, a Presidente do IPCA realçou as circunstâncias atípicas em que esta edição decorreu, enaltecendo a resposta do IPCA e dos estudantes às contingências sociais e académicas. “Conscientes da importância da atitude empreendedora, e para levar este projeto a bom porto, tivemos de agir e de nos reinventar. É nossa responsabilidade social e missão despertar nos nossos estudantes um mindset empreendedor com a realização de concursos como o Poliempreende e com atividades externas e extracurriculares alinhadas na nossa estratégia de inovação”.
As 3 equipas vencedoras receberam um valor pecuniário oferecido pelo parceiro institucional, o Banco Santander, na qualidade de patrocinador oficial do concurso, valor este que poderá ser reforçado se a concretização empresarial da ideia for implementada. Nuno Vieira, em representação do Santander Universidades, felicitou e parabenizou os vencedores pela “coragem em participar no Poliempreende e pelo percurso que fizeram até aqui. São, sem dúvida, três projetos vencedores”.
O Poliempreende existe há 17 anos e é a maior rede a nível nacional de empreendedorismo, envolvendo todo o ensino superior politécnico. Para a Coordenadora do Concurso Regional, Adriana Lago de Carvalho, “o Poliempreende tem sido determinante para o IPCA, potenciando a oportunidade e vantagens associadas a este enquadramento estruturado de desenvolvimento de ações conjuntas e capacitação institucional ao nível do Empreendedorismo”.
O IPCA integra o concurso Poliempreende, desde a sua 7.ª edição (2009). Como balanço da sua participação, o IPCA já conquistou uma vitória a nível nacional (10ª edição), dois segundos lugares (8ª e 14ª edição) e uma Menção Honrosa (12ª edição).
Nesta edição, o Politécnico do Cávado e do Ave recebeu 16 propostas de ideias na primeira fase do concurso, tendo 7 passado à fase final, com a submissão do plano de negócios. Reinier Vens, foi o vencedor desta edição com o projeto “GameCult”. O recém-licenciado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais desenhou um jogo online de ficção científica de forma aberta à comunidade, visando um maior envolvimento entre os utilizadores. Este projeto propõe um modelo de negócio único e visionário, sem hierarquias, onde todos os utilizadores têm a oportunidade de criar conteúdo e fomentar o sucesso do plano de forma integrada, inovadora e unitária.O vencedor afirmou ter alcançado a vitória graças à “estrutura e mentoria fornecidas pelo Poliempreende, que proporcionou os meios necessários e a oportunidade de refinar e concretizar as minhas ideias para o negócio que, anteriormente, era apenas um sonho indefinido”.
Em segundo lugar ficou o projeto “Safety Car”, do recém-licenciado em Gestão de Empresas Roberto Rocha. Um projeto que promete revolucionar a segurança dos veículos automóveis, pensado para deixar os utilizadores mais confortáveis e protegidos no que aos furtos diz respeito. A ideia é a instalação de 4 câmaras no interior do veículo que detetam movimentos ofensivos e alertam o proprietário. Roberto, adiantou a importância deste concurso: “Tem a vantagem de nos fazer perceber até onde uma ideia pode chegar e o que é necessário para a desenvolver. Com o apoio da equipa do Poliemprende e das conferências proporcionadas por estes, foi possível apresentar um projeto completo. Depois deste concurso sinto que me posso tornar um empreendedor e desenvolver o meu negócio.”
Em terceiro lugar, ficou a equipa da Smarket constituída por 4 elementos, todos recém-licenciados em Gestão de Empresas: Mário Campos (promotor principal da ideia), João Silva, Serafim Máximo e Tatiana Salgado. O conceito surgiu em sala de aula e a aplicação pretende inovar através da fusão entre tecnologia e as rotinas diárias dos cidadãos, otimizando o tempo, a gestão orçamental e o combate ao desperdício alimentar. Mário mostrou a sua satisfação com a classificação e relata que “como participantes, e sendo que todos os elementos do projeto são recém-graduados da Licenciatura em Gestão de Empresas, regime Pós-Laboral, pelo IPCA, foi um culminar de um ciclo de estudos onde pusemos em prática todos os conhecimentos adquiridos ao longo do curso”.
A fase final do concurso Poliempreende, que resultaria num encontro a nível nacional, foi adiada para o próximo ano, devido à situação causada pela Covid-19. A próxima edição, prevista para setembro de 2021, irá decorrer na Madeira, onde se irão juntar os finalistas deste e do próximo ano.
Webinar Ser Empreendedor, com Nélson Novais
No âmbito do concurso regional (IPCA) do Poliempreende, será realizado um Webinar subordinado ao tema “Ser Empreendedor” com Nelson Novais, fundador da MOSANO.
A sessão decorrerá no dia 22 de maio, das 16 às 17h, sendo aberta à comunidade IPCA, tendo em consideração a relevância e transversalidade da temática. A participação é gratuita, mas com inscrição obrigatória até 21 de maio em https://bit.ly/poliemp_mosano
Bio do orador
Licenciado e Mestre em Engenharia Eletrotécnica de Computadores pelo ISEP, Nelson Novais iniciou o seu caminho profissional com uma experiência na EDP, passando pela Startup portuguesa, ViGiE Solutions, experiência que despertou interesse pelo empreendedorismo. Começou por idealizar um projeto na área do Programmatic Digital Out Home, projeto que viria a dar origem à fundação da empresa MOSANO em 2017. Desde então, tem-se focado no desenvolvimento de produtos, PoC (Proof of Concept’s), MVP ( Minimum Viable Product) para Clientes e Startups internacionais.
A empresa Mosano ficou recentemente conhecida pelo seu envolvimento na conceção e desenvolvimento da plataforma CovidApp.pt
O que é o Poliempreende?
O Poliempreende é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes, da rede de Ensino Superior Politécnico, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados. Esta iniciativa tem como objetivo máximo incutir e estimular o empreendedorismo, bem como proporcionar saídas profissionais de preferência através da criação do próprio emprego.
Se tens uma ideia de negócio, candidata-te até 24 de maio em http://bit.ly/PoliempreendeIPCA> Projetos.
Não percam mais esta oportunidade!
Job Summit – a maior Feira Virtual de Emprego em Portugal, dias 15 e 16 de abril
Encontram-se abertas as Inscrições para a Job Summit – a maior Feira Virtual de Emprego em Portugal, marcada para os dias 15 e 16 de Abril, onde poderás interagir com diversas empresas de forma online.
A Job Summit é um evento 100% gratuito e 100% online, o que significa que apenas precisas de um smartphone, tablet ou computador com ligação à Internet para participares.
O objetivo deste evento passa por colocar empresas e candidatos a conversar em tempo real, através de salas de chat, de forma a dar resposta à principal frustração dos candidatos: não obterem feedback por parte das empresas e sentirem-se perdidos nos processos de recrutamento.
Para participar na Feira, apenas tens que te inscrever. Se és candidato e pretendes aderir a esta iniciativa, podes efetuar o registo em www.jobsummit.pt
Se pretendes mais informações sobre o porquê de participares nesta Feira e a que tipo de ofertas poderás ter acesso, poderás encontrar todas as respostas aqui.
Participa e fica a conhecer todas as oportunidades em aberto para ti e quais as principais tendências do mercado de trabalho.
Contamos contigo!