Presidente

  •      João Baptista da Costa Carvalho

    • Doutorado em Contabilidade e Finanças (1996) e agregado em Contabilidade pela Universidade do Minho (2011);
    • De 1997 a 2000, Diretor da Escola Superior de Gestão do IPCA e membro da Comissão Instaladora;
    • De setembro de 2006 a maio de 2011 , Presidente da Comissão Instaladora do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;
    • Desde 2010, Presidente do Colégio da Especialidade de Contabilidade Pública da Ordem dos Contabilistas Certificados;
    • Desde junho de 2011, Presidente do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA);
    • Desde 2012, membro do Comité de Normalização Contabilística Público da CNC;
    • Coordenador do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

  •  

    O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), instituição de ensino superior público criada em 19 de Dezembro de 1994, com sede na cidade de Barcelos, município localizado a norte de Portugal, ciente do seu propósito e responsabilidades, definiu como missão contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estimular a criação cultural, a investigação e pesquisa aplicadas e fomentar o pensamento reflexivo e humanista. Propõe-se ainda proporcionar áreas de conhecimento para o exercício de atividades profissionais atrativas no plano nacional e internacional, promovendo a mobilidade, a empregabilidade e as relações de reciprocidade com a comunidade.

    O IPCA oferece cursos de licenciatura, mestrados profissionais, cursos de especialização tecnológica e cursos não conferentes de grau (cursos de pós-graduação e cursos de especialização), em regime diurno, pós-laboral e ensino a distância. Reflexo de uma aposta estratégica do IPCA, mais de metade dos estudantes da Instituição frequenta atualmente cursos em regime pós-laboral, regime oferecido a nível dos cursos de especialização tecnológica, de licenciatura e de mestrado, garantindo aos estudantes já inseridos no mercado de trabalho, condições apropriadas para a frequência do ensino superior. Também com este objetivo leciona cursos em regime de ensino a distância. O IPCA assume, assim, o compromisso de garantir mais formação para mais estudantes, consolidando propostas de formação de ativos em diferentes áreas e orientadas a diferentes públicos e contribuindo, através de ações direcionadas, para o aumento das qualificações de nível superior da população.

    O IPCA possui um corpo docente e não docente qualificado e empenhado que contribui decisivamente para o sucesso da instituição. A qualificação do seu corpo docente, tendo em vista a formação científica avançada e o desenvolvimento de competências pedagógicas, é uma preocupação permanente, garantindo-se deste modo o cumprimento dos rácios exigidos ao nível do número de docentes doutorados nas instituições de ensino superior. A atividade científica passa ainda pela existência de Centros de Investigação nas diversas áreas de formação, destacando-se o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade, reconhecido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

    Com o objetivo de proporcionar adequadas condições sociais, físicas e ambientais que favoreçam o ensino, a aprendizagem e o bem-estar da sua comunidade académica, o IPCA tem vindo a fazer um forte investimento em instalações próprias e modernas e disponibiliza um conjunto de serviços de apoio adequados ao bom funcionamento da Instituição. Para isso, conta com um Campus onde funcionam a Escola Superior de Gestão, a Escola Superior de Tecnologia e a Escola Superior de Design, e ainda, entre outros, a Biblioteca, a Divisão Administrativa e Financeira, a Divisão Académica, a Divisão de Sistemas de Informação, a Divisão de Recursos Humanos, o Gabinete de Aquisições e Infraestruturas, o Gabinete de Controlo Interno, o Gabinete de Assessoria Jurídica, o Gabinete de Comunicação e Imagem, o Gabinete de Relações Internacionais, o Gabinete de Avaliação e Qualidade,  o Gabinete para o Empreendedorismo e Ligação às Empresas e o edifício da Cantina, onde funcionam os Serviços de Ação Social. No Campus existe ainda o edifício Praxis XXI, onde funcionam o Centro de Línguas, um spin-off de empresas, um Centro de Simulação Empresarial e o Centro de Informação Europ Direct (CIED).

    Bem-vindos a uma instituição que aposta num ensino de qualidade e excelência e na sua afirmação no espaço nacional, europeu e internacional.

    Bem-vindos ao IPCA!

    O Presidente
    João Carvalho

 

IPCA Out 2015_NOVO from IPCA on Vimeo.