O funcionamento das atividades letivas e de investigação no ano letivo 2020-2021 será ainda determinado pela implementação de medidas de prevenção e controlo da transmissão da COVID-19, que devem ser consideradas em todos os espaços do IPCA. As normas de higiene e segurança, nomeadamente aquelas associadas à garantia do distanciamento físico entre pessoas e a higienizarão de espaços, implicam a redução da capacidade instalada das salas de aula e laboratórios e, consequentemente, uma adaptação dos modelos e métodos de ensino e aprendizagem.
Por outro lado, consideramos que o regime presencial assume uma dimensão essencial da educação superior, na medida em que promove a equidade entre estudantes em termos de participação e avaliação e proporciona a educação integral dos estudantes. Aproveitaremos ainda esta oportunidade para estimular a inovação e modernização pedagógica através da experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino presencial apoiado por tecnologias digitais.
Assim, em 2020/2021 as atividades letivas estão organizadas de forma a privilegiar o contacto presencial, em complemento com atividades não presenciais nas plataformas adequadas e trabalho autónomo.
Através do Despacho PR nº 88/2020 são aprovados 3 modelos de funcionamento das atividades letivas em 2020/2021:
Modelo A – Regime Presencial – o objetivo é garantir o ensino presencial como elemento essencial na relação ensino/aprendizagem, na garantia da igualdade social entre estudantes, no contributo para a coesão territorial e na promoção da diversidade científica.
Modelo B – Regime Híbrido – o objetivo é conciliar as atividades letivas presenciais com o ensino não presencial, estimulando-se a experimentação e disseminação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem adaptadas a um sistema de ensino misto, alargando e aprofundando formas de aprender e ensinar baseadas em projeto, a integração de formas de autoaprendizagem e trabalho em equipa, sempre de forma inclusiva e não discriminatória. Neste regime as aulas decorrem sempre na sala definida para a respetiva turma, com soluções síncronas a distância, e sempre na presença de estudantes em número adequado às condições de segurança referidas, de modo a assegurar a contínua interação docente/estudante. Neste contexto prevê-se uma rotatividade adequada dos estudantes em contexto presencial, sugerindo-se o período semanal;
Modelo C – Regime não presencial – as atividades letivas decorrem totalmente a distância por imposição das autoridades de saúde e outras entidades competentes ou por recomendação da Presidência do IPCA, em casos específicos e articulados com a Direção das Escolas;
As normas gerais de funcionamento por cada ciclo de estudos são apresentadas de seguida:
Cursos de mestrado e pós graduações
As aulas dos cursos de mestrado e pós-graduação funcionam, por regra, em regime presencial; a Direção da Escola, em articulação com as direções de curso, pode decidir aplicar o regime híbrido ou o regime não presencial, no máximo até duas unidades curriculares por semestre, e apenas no caso de não existir disponibilidade de sala para a dimensão das turmas. Esta abordagem mista deve ser definida no sentido de promover a prática de inovação pedagógica, estimulando a experimentação, o trabalho autónomo e orientado para o projeto.
Cursos de Licenciatura
As aulas do 1º ano dos cursos de licenciatura funcionam, por regra, em regime presencial;
As aulas do 2º e 3º ano dos cursos de licenciatura funcionam, por regra, em regime híbrido, salvo nas turmas em que é possível acomodar todos os estudantes em simultâneo em sala de aula; neste caso as aulas continuarão a funcionar em regime presencial;
Nas turmas em que os estudantes frequentam as aulas em regime híbrido, a divisão da turma por escalas, com rotatividade semanal, deve atender ao critério da ordem alfabética, ou outro definido pela Direção da Escola, promovendo-se a equidade entre estudantes em termos do acesso às atividades presenciais e não presenciais. Os estudantes devem respeitar essa divisão e o regime de frequência que lhe for atribuído;
As aulas que funcionam em regime híbrido decorrem em salas/laboratórios equipadas com sistema de som, câmara e smartboard, proporcionando um ambiente de ensino e aprendizagem mais natural para quem assiste à aula em regime não presencial;
As Direções de Escola, em articulação com as direções de curso, devem definir unidades curriculares do 1º semestre, no máximo até duas, cujo funcionamento decorre em regime não presencial. Esta medida será adotada como forma de reduzir o número de pessoas presentes, em simultâneo, no campus, cumprindo com as normas de distanciamento físico;
As aulas do 2º e 3 ano dos cursos de licenciatura têm início no dia 23 de setembro, estando previstas para o 1º dia uma sessão de apresentação das regras de funcionamento do ano letivo 2020/2021 pelas direções de curso. O programa das sessões de apresentação pode ser consultado aqui.
As aulas do 1o ano dos cursos de licenciatura têm início dia 06 de outubro estando prevista uma sessão de acolhimento com a Presidência do IPCA, a Direção das Escolas e as Direções de Curso. Em breve será divulgado o programa de acolhimento.
Cursos Técnicos Superiores Profissionais
As aulas dos cursos técnicos superiores profissionais funcionam, por regra, em regime presencial;
No regime pós-laboral, a Direção de Escola, em articulação com as direções de curso, deve definir unidades curriculares do 1º semestre, no máximo até duas, cujo funcionamento decorre em regime não presencial (estudantes e docentes a distância, promovendo uma abordagem complementar entre atividades síncronas, atividades assíncronas e trabalho autónomo). Esta medida visa reduzir o esforço de deslocação ao campus do IPCA de estudantes que, na sua maioria, são trabalhadores estudantes, bem como a presença física do número de pessoas nos espaços do IPCA;
As aulas do 2º ano dos cursos técnicos superiores profissionais têm início no dia 28 de setembro, estando previstas para o 1º dia uma sessão de apresentação das regras de funcionamento do ano letivo 2020/2021 pelas direções de curso. Em breve será divulgado o programa destas sessões.
As aulas do 1º ano dos cursos técnicos superiores profissionais têm início no dia 06 de outubro, estando prevista uma sessão de acolhimento com a Presidência do IPCA, a Direção das Escolas e as Direções de Curso. Em breve será divulgado o programa de acolhimento.
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