Caros membros da comunidade académica, parceiros e amigos do IPCA,
Neste mês de dezembro, celebramos não só a união e a esperança que a quadra de Natal simboliza, mas também um marco especial na história do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA): os 30 anos de uma instituição que tem vindo a transformar vidas e a contribuir para o desenvolvimento da nossa região e do nosso país.
Ao longo destas três décadas, o IPCA consolidou-se como uma instituição de excelência no ensino superior, com 7.700 estudantes distribuídos por mais de 100 cursos em vários os ciclos de estudo, e com presença em seis localidades: Barcelos, Braga, Guimarães, V.N. de Famalicão, Esposende e Vila Verde. Crescemos em número, mas também em ambição, inovação e impacto.
Neste ano que agora termina, demos passos importantes para a consolidação da nossa função de servir a comunidade. Em janeiro, inaugurámos a nossa primeira Residência de Estudantes, que proporciona melhores condições de alojamento e conforto, a preços acessíveis, para os estudantes. Em agosto, inaugurámos o Laboratório de Investigação e Sustentabilidade Alimentar (LISA), em Esposende, um espaço que impulsiona a inovação e a criatividade, valores centrais na missão do IPCA.
Mas o futuro próximo reserva-nos ainda mais conquistas. Em julho de 2025, contamos inaugurar o Barcelos Collaborative Research and Innovation Center (B-Cric), um complexo de investigação que, juntamente com o novo Auditório para 500 pessoas e a nova Residência de Estudantes, quase duplicará a área do nosso Campus. Esta expansão muda não só a configuração do IPCA, como também reforça a nossa ligação à cidade de Barcelos, estreitando os laços com a comunidade local.
Mas nem só de obra vivemos, pelo que tem sido muito o trabalho investido na promoção do sucesso académico, com uma forte aposta na área da saúde mental, do programa de voluntariado e na inovação pedagógica. Estamos empenhados em promover o bem-estar de todos, reconhecendo que o sucesso académico e profissional só se alcança num ambiente de equilíbrio e apoio mútuo.
Em 2024, abrimos também a nova Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos do IPCA, que iniciou com a licenciatura em Desporto, uma área que reforça a nossa oferta formativa e que responde às necessidades crescentes do mercado.
Este percurso que agora celebramos foi possível graças ao empenho e dedicação de todos: estudantes, professores, colaboradores e parceiros. A cada um de vós, o meu mais profundo agradecimento. É com todos que continuamos a construir um IPCA inovador, inclusivo e comprometido ao mais alto nível.
Desejo-vos um Natal repleto de paz, alegria e momentos de partilha, e que 2025 traga novas conquistas e realizações. Juntos, continuaremos a construir futuros!
Boas Festas!
Maria José Fernandes
Presidente do IPCA