Provedora dos Estudantes do IPCA

Bem-vindo a todos os estudantes do IPCA e desejos de muitos sucessos académicos!

 

Caros Estudantes,

Retomo o meu atendimento presencial interrompido por força do Covid-19.”

Marque o seu atendimento  presencial para  apresentar as suas reclamações queixas ou sugestões por email (iportela@ipca.pt) ou por telefone 961825024

Saudações académicas da vossa Provedora,

Irene Portela

 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO

Campus do IPCA – Barcelos

Segunda e terça  – das 11h00 até ás 20h00

 

Nos Pólos do IPCA

Pólos (atendimento com marcação prévia)

Quarta -Pólo de Famalicão– das 10 às 12:30

Quinta – Pólo de Guimarães  – das 10 às 12:30

Sem prejuízo de marcação por email para o email provedor@ipca.pt ou iportela@ipca.pt  para marcar um atendimento noutro horário ou noutro dia a combinar.

 

O Provedor do Estudante é um órgão independente, cujo fundamento legal se encontra no Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior. A missão do Provedor é a de promover e defender os direitos e interesses dos estudantes do IPCA.

O Provedor exerce a sua actividade de forma transversal a todos os órgãos, serviços e membros da Comunidade Académica, ou seja, o Provedor desempenha as suas funções nas Escolas (a Escola Superior de Gestão, e a Escola Superior de Tecnologia) e nos Serviços de Acção Social do IPCA. O Provedor goza de total autonomia relativamente aos órgãos referidos.
A Acção do Provedor rege-se por princípios de neutralidade e de confidencialidade, sendo estes os dois grandes pilares que norteiam toda a actividade do Provedor. O Estudante deve ter garantias de que de facto pode contar com a reserva de informação ou com o anonimato da sua intervenção se for este o seu desejo.

O Provedor aprecia as queixas, reclamações ou participações dirigidas pelos estudantes contra actos ou omissões dos órgãos e serviços da Universidade. Actua como mediador e sugere soluções. Elabora relatórios para prevenir ou reparar situações injustas ou irregulares.

SÚMULA DO CV

Provedor do Estudante: Prof. IRENE PORTELA

Licenciada em Direito pela Universidade Católica do Porto. Mestre pela Universidade Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutora em Direito Público pela Universidade de Santiago de Compostela.

Exerce vários cargos na Escola Superior de Gestão do IPCA, tendo sido até à data a docente responsável pela Unidade Curricular de Direito Constitucional e de Direitos Fundamentais, aos cursos de Solicitadoria e de Fiscalidade.

É autor e co-autor de comunicações e publicações científicas.