O desenvolvimento de um ecossistema empreendedor assume-se como um dos principais objetivos do IPCA que, através de diversas iniciativas e projetos, fortalece a sua estratégia institucional orientada para a valorização do conhecimento e sensibilização da sua comunidade para o empreendedorismo.
Neste sentido, o IPCA, através do Gabinete para o Emprego, Empreendedorismo e Ligação às Empresas (G3E), promove e reconhece ações, projetos, práticas, concursos e iniciativas, de natureza curricular ou extracurricular, institucional e/ou individual, que potenciam a geração de ideias, o desenvolvimento de um mindset empreendedor, o fomento e interiorização de uma cultura empreendedora, como forma de dotar a sua comunidade de ferramentas que permitam o desenvolvimento de projetos em meio empresarial e de criação de autoemprego.
A promoção de uma cultura empreendedora não poderia ocorrer sem o Ensino para o Empreendedorismo. Seguindo esta lógica de atuação, o IPCA aposta na implementação e na incrementação de unidades curriculares indispensáveis para a aprendizagem deste tópico, nomeando Coordenadores para o Empreendedorismo nas 5 Escolas, que se encontram disponíveis para apoiar e fomentar a rede empreendedora do Campus.
Concurso Poliempreende
O que é?
O Poliemprende é uma iniciativa promovida por todas as Instituições Politécnicas do país e escolas politécnicas das universidades, juntamente com um conjunto de Escolas Superiores não integradas (Enfermagem de Coimbra, Hotelaria e Turismo do Estoril e Escola Náutica Infante D. Henrique).
Criado em 2003, visa através de um concurso de ideias e planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas, desde que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados.
O objetivo desta atividade passa por impulsionar o desenvolvimento de competências por parte dos estudantes e de fomentar uma cultura empreendedora, possibilitando saídas profissionais através da criação do próprio emprego.
Quem pode Concorrer?
Estudantes do IPCA, com inscrição em vigor;
Diplomados do IPCA;
Docente/Colaborador do IPCA ou outro indivíduo, desde que integrando equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados do IPCA;
O IPCA procura contribuir significativamente para facilitar a materialização de conhecimento em ideias de negócio e objetiva a minimização das dificuldades com que se defrontam os empreendedores, contribuindo para a criação de um ambiente que incentive o empreendedorismo qualificado, através da criação de uma estrutura para incubação e/ou aceleração de spinoffs e start-ups no IPCA.
Visa evitar que projetos empresariais evoluam para a constituição de empresa numa fase de demasiada imaturidade tecnológica e/ou comercial.
Serviços Disponíveis:
Apoio à ideação e conceitos relevantes na ótica da inovação e da criatividade;
Apoio na pré-aceleração de ideias de negócio;
Apoio ao desenvolvimento do plano de negócios;
Apoio à constituição jurídica da empresa;
Consultoria técnica;
Consultoria de apoio ao registo de marca;
Apoio no acesso a fontes de financiamento
Como Criar o Próprio Negócio
As nossas dicas de apoio
Em algum momento da vida, todos podemos ter um desejo de enveredar pelo empreendedorismo e iniciar um projeto próprio. A criação de um negócio consiste em reunir e organizar um conjunto de recursos de forma a oferecer produtos e/ou serviços no mercado a clientes.
Informação, conhecimento e marcas (recursos intangíveis);
Dinheiro (Recursos Financeiros);
A existência, sobrevivência e desenvolvimento de uma empresa depende da sua oferta de valor / benefícios ao mercado.
O que significa que a empresa desenvolve uma atividade específica, de uma forma organizada, para poder disponibilizar produtos e/ou serviços que tenham valor para satisfazer as necessidades do mercado.
Esta atividade depende da sua capacidade em obter recursos para desenvolver a sua oferta: mercadorias, matérias-primas, subsidiárias, de limpeza, embalagens, combustíveis, material de escritório, energia, água, comunicações, dinheiro, etc. realizar as operações que constituem a atividade da empresa: encomendar, comprar, armazenar, produzir, administrar, distribuir e comercializar a sua oferta no mercado.
Os cookies são pequenos ficheiros de texto que ficam armazenados no seu dispositivo quando acede a um site, mais concretamente, através do browser utilizado para o efeito e que recolhem informação relativa à sua navegação nesse site.
Os cookies têm como principal função facilitar e personalizar a sua experiência de navegação, mas, não sendo o único motivo da sua utilização, também servirão outros fins, nomeadamente, auxiliar-nos na prevenção de fraude, na otimização dos nossos serviços, e na identificação das suas preferências para que possamos apresentar-lhe anúncios e ofertas adaptadas aos seus interesses.
Ao carregar em "Aceito todos", guardamos a seleção de cookies estritamente necessários apenas. Caso decida gerir caso a caso, guardaremos os da seleção que tenhas realizado. Se não tiver selecionado nenhuma opção, selecionar este botão equivalerá a rejeitar todos os cookies.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.