Os instrumentos de política com financiamento europeu têm vindo a ganhar uma importância acrescida no investimento realizado pelos diferentes subsetores da administração pública, em especial pelas autarquias locais. De facto, a nível nacional, mais de 50% de todo o investimento público realizado pelos municípios nas diferentes áreas de intervenção, como nas infraestruturas, na educação, no emprego, na esfera social e no ambiente foi financiado através de fundos europeus.
Neste contexto, capacitar os alunos para a compreensão dos diferentes modelos de apoio ao investimento de âmbito local é, decisivamente, uma vantagem importante num contexto em que a transição digital e energética terá forçosamente uma maior aplicação territorial no próximo quadro comunitário de apoio.
Ao mesmo tempo, nas empresas, os apoios europeus têm uma dimensão importante de apoio ao investimento produtivo, à inovação e ao emprego. A esfera privada e empresarial dos fundos europeus ganhou, ao longo dos últimos anos, uma complexidade acrescida em razão do aperfeiçoamento dos regulamentos que suportam o quadro legal de apoio à economia privada.