Temos encontro marcado nos dias 11 e 12 de setembro de 2024, pelas 10h,
no Campus do IPCA, em Barcelos.
Estamos felizes por te ter connosco nesta nova etapa. Prepara-te para um ano incrível de aprendizagem, crescimento e novas amizades.
E para começares com o pé direito, preparamos uma Semana de Acolhimento aos Novos Estudantes dos Cursos de Licenciatura.
Preparad@?
Dia 11 de setembro
📍Ponto de Encontro > Logótipo do IPCA
(ver mapa abaixo)
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
10h00 – 12h30 | Atividades nas Escolas – Receção Direção da Escola/Diretor de Curso; – Atividades quebra-gelo: speed meeting | bingo. | Escolas |
12h30 – 14h30 | Almoço piquenique (oferta do IPCA) | Espaços exteriores da Cantina |
14h30 – 16h30 | Team UP – 30 anos, 30 desafios | Escolas / Serviços / Cidade |
Dia 12 de setembro
📍Ponto de Encontro > Logótipo do IPCA
(ver mapa abaixo)
Horário | Atividade | Local |
---|---|---|
10h00 – 12h30 | Team UP – 30 anos, 30 desafios (cont.) | Escolas / Serviços / Cidade |
12h30 – 14h30 | Almoço piquenique (oferta do IPCA) | Espaços exteriores da Cantina |
14h30 – 16h00 | Team UP – 30 anos, 30 desafios (cont.) Entrega de Prémios | Escolas / Serviços / Cidade |
16h00 – 19h00 | HappyHour – DJ Viktor Soul – Comes & Bebes | Deck da Cantina |
Não te assustes! Não te vamos dar já trabalho de casa😉
Este é o cronograma das atividades, temos 30 atividades (daí 30 colunas – na tabela abaixo podes ver em que consiste cada atividade).
E temos 30 grupos (G1 a G30). Tu vais estar inserido num grupo e depois só tens que conseguir fazer as 30 atividades. Porquê 30? Porque o IPCA celebra este ano 30 anos de existência, e tu já fazes parte desta história!
Todas as atividades serão pontuadas pelo voluntário do teu grupo ou pelo responsável de cada posto onde as atividades irão decorrer. O grupo que conseguir realizar todas as atividades com a maior pontuação vence o desafio “Team UP – 30 anos, 30 desafios”.
⏱️ | ||||
A1 | Lança o dado com os SAS | Cada equipa lança um dado gigante e consoante o tema selecionado são feitas perguntas para que os estudantes descubram os apoios sociais. | 📍 Porta principal dos SAS (parte exterior) | 5/7 min |
A2 | Conhecer + a Saúde Mental | Quiz | 📍 Entrada da porta lateral dos SAS – Edifício Psicologia e Bem-estar | 5/7 min |
A3 | Caça aos Livros na Biblioteca | Exploração do espaço físico associando a procura de livros temáticos. Os estudantes deverão percorrer as estantes, procurando 3 livros de acordo com as áreas temáticas das suas Escolas; Exemplo: Os alunos de acordo com a sua Escola deverão no prazo estipulado encontrar três livro de cada área | 📍 Biblioteca | 10/15 min |
A4 | Eu Acrescento Valor, e tu? | Sopa de letras: os estudantes terão que encontrar 7 palavras relacionadas com voluntariado. | 📍 Edifício A – Sala de Reuniões | 10 min |
A5 | Car Racing | Os estudantes irão testar a sua habilidade de pilotos conduzindo um carro de corrida num simulador. A tarefa termina após darem duas voltas à pista, com o limite máximo de tempo previsto para a atividade, para tentar ganhar um lugar no pódio! | 📍 Corredor da EST | 5/10 min |
A6 | Serás um lobo… Conseguirás superar vários obstáculos numa corrida sem fim? | Os estudantes irão jogar um jogo digital. Tratasse de um lobo a saltar obstáculos e serão pontuados pelo máximo número de obstáculos que conseguem saltar em duas tentativas de jogo (1 ponto por cada obstáculo superado com limite máximo de pontuação total de 10 pontos). | 📍 Corredor da EST | 5/10 min |
A7 | Descobre a Palavra Mistério! | Os estudantes irão encontrar um conjunto de letras espalhadas pelas portas das salas de aula e laboratórios da EST! Deverão organizar as letras encontradas para tentar descobrir a “Palavra Mistério!” | 📍 Inicío na sala de aula N da EST, seguindo-se para as salas de aula e Laboratórios da EST | 10 min |
A8 | EU Flag Finder | Com as bandeiras a formar um formato em “U”, os estudantes serão colocados no centro, com o objetivo de identificar 10 bandeiras dos Estados-Membros da União Europeia. | 📍 Edifício A: parte externa entre o Edifício A e o P | 10 min |
A9 | Encontra o teu curso | Serão colocados numa mesa papéis com o nome dos cursos de licenciatura do IPCA. Cada equipa deve recolher apenas os papéis com o nome dos cursos de licenciatura dos respetivos elementos, no tempo definido, utilizando para o efeito uma palhinha. A pontuação é atribuída em função do tempo e do cumprimento da tarefa. | 📍 Corredor da ESG | 5 min |
A10 | Logoestafeta | À semelhança do telefone estragado, os 10 elementos formam uma fila, todos de costas uns para os outros. O último elemento recebe uma imagem e deve desenhá-la no papel que está nas costas do elemento seguinte. A imagem deve ser desenhada no elemento seguinte até chegar ao elemento que está no início da fila. No final, compara-se a maior ou menor semelhança com a imagem pedida e atribui-se uma pontuação a cada equipa. | 📍 ESG (Entrada da Escola) | 10 min |
A11 | Quiz “O que sabes sobre o IPCA?” | As equipas serão envolvidas num quiz digital a partir da temática “o que já sabes sobre o IPCA?” A pontuação é atribuída a cada equipa em função do número de respostas corretas. | 📍 ESG (Auditório 1) | 10 min |
A12 | Equilíbrio em grupo | Todos os elementos do grupo devem equilibrar um cabo de vassoura apenas com os indiciadores e nada mais. A ideia é ser o mais rápido a colocar o cabo de vasoura no solo, partindo da altura do peito do elemento mais alto do grupo. | 📍 Lobby da ESHT | 5 min |
A13 | Desenho a várias mãos | Operando um marcador puxado por vários cabos, os alunos serão desafiados a replicar o desenho do logótipo da Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Será que temos artistas? | 📍 Lobby da ESHT | 10 min |
A14 | A maior torre | Com um elástico preso por vários fios, os diferentes elementos da equipa terão de, cuidadosamente, mover copos de papel e empilhar, uns em cima dos outros, até conseguirem atingir o nível mais alto da “torre”. Mas se a mesma tombar… | 📍 Lobby da ESHT | 10 min |
A15 | Find the Flags | Existe uma série de bandeiras no corredor do Edifício P, os estudantes terão de descobrir, dos países da RUN-EU 2.0, quantas e quais bandeiras estão no corredor. | 📍 Edifício P – Corredor | 5 min |
A16 | Erasmus+ Countries | Os estudantes terão de descobrir em quantos países podem fazer mobilidade Erasmus+. “Um a um vais encontrá-los todos marcados no edifício P”. Temos um mapa mundi numa das paredes e os países irão estar lá marcados. | 📍 Edifício P – Corredor | 5 min |
A17 | Stencil Modular | A partir de uma matriz modular e a técnica do stencil, cada equipa deverá construir uma forma/logótipo para a sua identificação. | 📍 ESHT (Sala D2) | 10 min |
A18 | Desenho de Sneakers | Os estudantes serão desafiados a desenharem a sua sapatilha sobre um template impresso em A4 e onde os principais elementos que a constituem serão no final avaliados se representados (sola, língua, cordões, etc.) | 📍 ESHT (Sala D4) | 10 min |
A19 | Curta Metragem | Projeção de uma curta metragem e exercício de memória. Cada equipa terá de estar atenta à exibição, memorizando o maior número de detalhes. Posteriormente, respondem a perguntas relacionadas com detalhes da curta exibida. | 📍 EST – Laboratório Audiovisual | 10 min |
A20 | I.P.C.A | Utilizando a linguagem hexadecimal (disponibilizada numa folha A4) os estudantes terão que decifrar os códigos dados e chegar à palavra “eduroam”. | 📍 Edifício B – Espaço B | 10 min |
A21 | Pitch Perfect | O grupo deverá fazer um pitch para “vender” um determinado produto: 3 min de preparação 2,30 min Pitch São necessários 5 elementos e cada elemento deverá assumir uma função/debaterá sobre uma perspetiva relativamente ao produto: financeira, design, jurídica, marketing, recursos humanos, inovação e investigação, sustentabilidade, infraestruturas, comercial, comunicação (devem escolher 5). Cada membro da equipa tem 30 segundos para adicionar essa perspetiva à história. Reflexão: Imaginemos, por hipótese, a seguinte problemática. O G3E é um serviço relevante, quer na inserção dos diplomados no mercado de trabalho, quer no desenvolvimento de competências dos estudantes. Temos sites, enviamos emails, temos facebook, temos instagram, temos linkedin… No entanto, muitos estudantes ainda não nos conhecem e não recorrem aos nossos serviços. Nos dias 07, 08 e 09 de outubro vamos organizar uma Feira de Emprego, evento de importância assinalável para os estudantes de todos os anos e todos os cursos. Qual será a melhor forma de comunicar o evento e mobilizar a comunidade académica? Nota: a criatividade e a exequibilidade serão os principais fatores de ponderação! | 📍 Edifício P – Sala Reuniões | 10 min |
A22 | Ser Dirigente Associativo (AAIPCA) | O grupo terá de fazer uma atividade em que irá enfrentar um desafio/dilema e entrar na pele de um dirigente associativo e terão de tomar uma decisão. | 📍 Sede da AAIPCA | 10 min |
A23 | Organiza o teu IPCALIZA-TE | Nesta atividade o grupo terá a oportunidade de planear a própria receção, incluindo o cartaz de artistas e toda a logística. | 📍 Sede da AAIPCA | 5/10 min |
A24 | O que é um grupo académico? | O grupo terá a oportunidade de participar num workshop e perceber como é ser de uma tuna. | 📍 Sede dos Grupos Académicos | 5 min |
A25 | Tuna e Academia | Nesta atividade o grupo fará uma atividade/jogo de forma a conhecer algumas coisas que os membros da tuna fazem na academia e nas suas rotinas de ensaios ou mobilizações a festivais. | 📍 Sede dos Grupos Académicos – Sala das tunas | 5 min |
A26 | Grupos académicos e música | Nesta atividade o grupo irá ter contacto com os vários instrumentos que são utilizados pela Tuna. | 📍 Sede dos Grupos Académicos – Sala das tunas | 5 min |
A27 | Descobre os Serviços Académicos | Num quadro branco estarão escritas a marcador ou em post-its 15 opções. Os estudantes terão que selecionar as 10 respostas corretas sobre para que servem os Serviços Académicos. | 📍 Edifício B – Serviços Académicos | 10 min |
A28 | Quão alto consegues saltar? | Cada participante deve tentar alcançar a bola, em cinco alturas diferentes. Serão atribuídos 2 pontos a quem alcançar, 0 pontos a quem não conseguir alcançar. Os pontos serão contabilizados individualmente para competição entre o grupo, e serão contabilizados como equipa para competição entre todos os grupos. | 📍 Cantina – Espaço exterior na traseira da cantina | 5/10 min |
A29 | Click IPCA | Tirar foto no logótipo do IPCA. Um estudante de cada grupo com o perfil público do instagram deve colocar a foto num story e mencionar o instagram do IPCA. A foto deve ser acompanhada por uma frase curta e criativa que remeta para o IPCA. | 📍 Logótipo do IPCA | 5 min |
A30 | Spin+in | Cada estudante terá a possibilidade de girar uma vez a roleta +IN do IPCA e ganhar prémios que fortaleçam a integração, a inclusão, a internacionalização e a inovação pedagógica. | 📍 Edifício P – Gabinete GIPPE | 10 min |