IPCA abre 3ª fase de candidaturas aos Cursos de Mestrado Profissional
Até ao dia 14 de novembro encontra-se aberto o período de candidaturas para a 3ª fase aos Cursos de Mestrado Profissional para o ano letivo 2022/2023.
Candidaturas
A 3ª fase de candidaturas aos cursos de Mestrado Profissional do IPCA decorre até 14 de novembro, em formato exclusivamente online.
O edital e a informação relativamente às candidaturas deverão ser consultados no site da Divisão Académica do IPCA.
Bolsas de Incentivo para estudantes de mestrados profissionais
No âmbito do programa Impulso Adultos do PRR – SKILLS BOOST 2025@IPCA, está prevista a atribuição de bolsas de incentivo para estudantes inscritos nos mestrados profissionais. Cada curso poderá atribuir até ao limite de 6 bolsas de incentivo, distribuídas por três tipologias: Bolsas Mérito +, Bolsas Mulheres + e Bolsas Emprego +.
A seriação dos beneficiários das bolsas de incentivo será definida de acordo com a respetiva lista de classificação e ordenação final dos candidatos ao curso.
O valor das bolsas de incentivo corresponde a 50% do valor da propina, e, no caso das bolsas para estudantes desempregados, à totalidade da mesma. As bolsas de incentivo não são cumulativas entre si e não excluem a candidatura às bolsas de ação social.
Mestrados Profissionais com candidaturas à 3ª fase
Gestão das Operações
Este mestrado tem como principais objetivos: conhecer e aprender a gerir processos, operações e projetos para garantir a eficiência, a eficácia e a interligação entre as áreas funcionais da empresa, conhecer sistemas de organização da produção, incluindo metodologias Lean e seis-sigma e conhecer processos de desenvolvimento e gestão de projetos de produção, e de planeamento, controlo e garantia da qualidade.
Destina-se a profissionais, com 5 anos de experiência de trabalho em contexto industrial ou de serviços, no âmbito da gestão de operações e qualidade, gestão de materiais, armazéns, compras, fornecedores, gestão industrial e económica da cadeia de abastecimento.
As empresas que contribuíram para a estruturação deste curso de mestrado são: DST S.A., Bosch Car Multimedia Portugal S.A., BBG Aluminium Systems S.A., SolidAl S.A., Coeptum Lda., Garland S.A. e APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.
Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento
Conhecer estratégias de planeamento, configuração e gestão da cadeia de abastecimento, bem como métodos e técnicas para otimizar a gestão de redes, transportes e fluxo de materiais, gerir operações logísticas assegurando a sua eficiência, a eficácia e a interligação com as áreas funcionais da empresa são os principais objetivos do Mestrado Profissional em Logística e Cadeira de Abastecimento.
O curso destina-se a profissionais, com 5 anos de experiência de trabalho em contexto industrial ou de serviços, no âmbito da gestão de operações e qualidade, gestão de materiais, armazéns, compras, fornecedores, gestão industrial e económica da cadeia de abastecimento.
As empresas parceiras deste mestrado são: DST S.A., Bosch Car Multimedia Portugal S.A., BBG Aluminium Systems S.A., SolidAl S.A., Coeptum Lda., Garland S.A. e APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade.
Tecnologias de Apoio à Educação STEAM
Este mestrado tem como objetivo desenvolver competências nas tecnologias digitais, capacitando professores e formadores para a aplicação deste tipo de tecnologias em abordagens de aprendizagem baseada em projeto. Em concreto, pretende-se aprofundar os conhecimentos que permitam desenvolver e avaliar recursos didáticos digitais, englobando componentes de hardware e software, que possam ser utilizados no ensino e aprendizagem em áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes/humanidades e matemática (STEAM – Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics).
Tendo como principal público-alvo os professores do ensino básico e secundário, espera-se, deste modo, contribuir para a transição digital na educação, combatendo as fragilidades respeitantes ao domínio das tecnologias digitais e criando condições para a inovação educativa pedagógica, integrando recursos educativos digitais nos processos de ensino e aprendizagem.
Para este mestrado foi estabelecido um protocolo de cooperação entre o IPCA e o Agrupamento de Escolas de Barcelos.
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