Sistema Interno de Garantia da Qualidade (SIGQa-IPCA)
O Sistema Interno de Garantia da Qualidade do IPCA assume um papel fundamental na definição e implementação da estratégia e política institucional para a qualidade, através da definição dos procedimentos e instrumentos para a garantia da qualidade, a sua monitorização e melhoria contínua em todas as vertentes da missão institucional.
No desenvolvimento do SIGQa-IPCA foram considerados os referenciais da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) bem como as orientações estabelecidas pelo enquadramento legal e pelos padrões e orientações europeias para a garantia da qualidade.
São objetivos específicos do SIGQa-IPCA:
i. Definir e documentar os procedimentos e mecanismos de monitorização, análise e avaliação ao nível dos processos nucleares da missão institucional;
ii. Definir a calendarização dos processos de autoavaliação dos ciclos de estudos, das unidades orgânicas e da própria instituição e zelar pelo cumprimento dos prazos;
iii. Estabelecer as normas para a recolha, armazenamento, gestão e utilização dos dados e informação;
iv. Assegurar a aplicação dos instrumentos de avaliação, a recolha e a análise dos respetivos resultados;
v. Promover a implementação e monitorização das ações de melhoria;
vi. Garantir a divulgação interna das análises realizadas e respetivas conclusões e das recomendações/planos de melhoria resultantes dos processos de avaliação;
vii. Promover a revisão e atualização regular da política da qualidade e do SIGQa-IPCA.
Tendo por base a estratégia e a política para a qualidade definidas, o SIGQa-IPCA tem como objeto todas as dimensões da missão institucional, designadamente (1) a formação e educação, (2) a investigação, desenvolvimento e inovação e (3) a interação com a sociedade, aplicando-se ao IPCA em geral e a cada uma das suas Escolas, Unidades de I&D, unidades transversais e serviços comuns.
A formação e educação representa uma das dimensões mais importantes do IPCA, constituindo presentemente o eixo estratégico principal da sua missão, razão pela qual o Manual da Qualidade apresenta, para esta dimensão, informação mais aprofundada com identificação dos mecanismos e procedimentos para a sua avaliação. No âmbito do SIGQa-IPCA, foram definidos vários procedimentos para a sua monitorização com vista à sua melhoria contínua.
Estrutura
A criação e a implementação de um sistema interno de garantia da qualidade, mais do que uma exigência legal, devem assumir-se como parte integrante dos mecanismos de gestão e de planeamento, tendo em vista a melhoria contínua, a satisfação de todos os envolvidos e a concretização da respetiva missão da instituição.
Neste contexto, o IPCA integra nos seus órgãos o Conselho para a Avaliação e Qualidade, tendo como responsabilidade fundamental a elaboração de propostas de mecanismos de autoavaliação do desempenho do IPCA, das suas unidades orgânicas e das suas atividades científicas e pedagógicas. Os artigos 44º e 45º dos estatutos do IPCA definem a sua composição, funcionamento e competências, centralizadas em estabelecer as linhas orientadoras da política de avaliação e qualidade a prosseguir pelo IPCA.
Para institucionalizar a política da garantia da qualidade no IPCA, foram criadas as seguintes estruturas de coordenação e apoio:
Pró-Presidência para os assuntos da Gestão Académica e Qualidade, que assume a responsabilidade de coordenação dos processos relativos às áreas da avaliação e qualidade do IPCA;
Coordenadores para a Avaliação e Qualidade, que acompanham e coordenam a implementação do sistema nas respetivas Escolas;
Gabinete para a Avaliação e Qualidade, como estrutura de apoio na elaboração, implementação e monitorização dos processos de avaliação.
Localização e Contactos
Gabinete para a Avaliação e Qualidade
Campus do IPCA, Edifício PRAXIS, Gab.2
Tel. 253 802 190
Email: gaqualidade@ipca.pt
Questionários de avaliação pedagógica - QAPa
Os QAPa são um importante instrumento do sistema interno de garantia da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. A informação fornecida pelos questionários permite acompanhar o funcionamento de cada unidade curricular possibilitando, aos responsáveis pela gestão pedagógica, identificar as fragilidades/sucessos das mesmas, e dos respetivos cursos, e a definição das ações de melhoria necessárias à garantia de um ensino de qualidade.
Os Inquéritos são disponibilizados online a todos os estudantes no final de cada semestre letivo, abordando as seguintes dimensões:
– Funcionamento da unidade curricular;
– Desempenho pedagógico do docente e
– Envolvimento do estudante no processo de ensino e aprendizagem.
Este momento de avaliação permite aos estudantes intervir de forma ativa e construtiva na melhoria contínua do processo de ensino e aprendizagem. As respostas recolhidas, após tratamento estatístico e análise, são um importante instrumento de autorreflexão e suporte a formas de atuação.
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