O InIPCA é um programa de mentoria por pares (de estudantes para estudantes), em que o mentor assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.
Os candidatos a mentor, após realizarem a candidatura, através do preenchimento online do formulário disponibilizado em https://pt.surveymonkey.com/r/RKRTD5G, até ao dia 22 julho, frequentarão um curso de formação de 7 horas que decorrerá nos dias 10 e 11 de setembro. No final do programa, para além do certificado de “mentor” que habilitará o estudante a participar no InIPCA, os estudantes terão ainda a possibilidade de incluir esta atividade no Suplemento ao Diploma.
Apresentação do projeto, de forma esquemática.
Verifica aqui todas as informações:
Candidaturas de mentores: até ao dia 22 de julho de 2019
Critérios de elegibilidade:
ü Estudantes do IPCA a frequentar um curso de licenciatura.
ü Os candidatos estão sujeitos a procedimentos de inscrição e seleção.
ü Todos os mentores selecionados serão sujeitos a formação específica e terão à sua disposição material de apoio à realização das sessões de mentoria.
ü Todos os mentores terão acompanhamento, apoio e supervisão de um tutor (docente).
Programa de formação dos mentores: 10 e 11 de setembro (14h00 às 17h30, total 7h00)
- Papel do Mentor e os valores na relação mentor-mentorando;
- Análise de situações-tipo;
- Resolução de problemas;
- Empatia;
- Comunicação;
- Diversidade cultural;
- Estratégias e organização do estudo/ da aprendizagem;
- Metodologia aplicadas à relação de mentoria;
- Serviços disponíveis e metodologias de encaminhamento.
O InIPCA compreende:
- Reuniões entre tutores (docente representante de cada escola no projeto), mentores e responsáveis pelo projeto: mínimo de 3 reuniões no ano letivo para partilha de experiências e conhecimentos;
- Reuniões informais entre tutores e mentores, sempre que necessário e em data e horário a definir pelos intervenientes;
- Reuniões de mentoria formais (entre mentores e mentorandos) com o grupo atribuído a cada mentor. Realizar-se-ão, pelo menos, 3 reuniões formais: setembro, fevereiro e junho;
- Reuniões de mentoria informais, sempre que necessidade e em data e horário a definir pelos intervenientes;
Benefícios para os mentores:
- Desenvolvimento de competências transversais;
- Desenvolvimento de relações interpessoais entre pares;
- Desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade;
- Referência desta atividade no Suplemento ao Diploma;
- Obtenção do Certificado de Mentor.
Benefícios para os mentorandos:
- Integração saudável e pró-ativa no IPCA;
- Desenvolvimento de relações interpessoais entre pares;
- Conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA;
- Desenvolvimento de competências transversais;
- Certificado de participação no programa.
Pedidos de Esclarecimento
Qualquer pedido de esclarecimento sobre a iniciativa InIPCA deverá ser exposto através do seguinte contacto: inipca@ipca.pt
Abraça este desafio. Contamos contigo!