InIPCA – Programa de Mentoria: Torna-te mentor da nossa Academia!

O IPCA tem abertas as candidaturas para o InIPCA – um Programa de Mentoria que visa promover uma integração saudável, proactiva e, simultaneamente, contribuir para o sucesso académico dos estudantes que ingressam pela 1ª vez num curso de licenciatura.

InIPCA é um programa de mentoria por pares (de estudantes para estudantes), em que o mentor assume um papel fundamental no desenvolvimento interpessoal dos mentorandos (novos estudantes), para a promoção do seu bem-estar e para uma mais rápida interiorização das normas e regras de funcionamento da instituição.

Os candidatos a mentor, após realizarem a candidatura, através do preenchimento online do formulário disponibilizado em https://pt.surveymonkey.com/r/RKRTD5Gaté ao dia 22 julho, frequentarão um curso de formação de 7 horas que decorrerá nos dias 10 e 11 de setembro. No final do programa, para além do certificado de “mentor” que habilitará o estudante a participar no InIPCA, os estudantes terão ainda a possibilidade de incluir esta atividade no Suplemento ao Diploma.

Apresentação do projeto, de forma esquemática.

Verifica aqui todas as informações:

Candidaturas de mentores: até ao dia 22 de julho de 2019

Critérios de elegibilidade:

ü  Estudantes do IPCA a frequentar um curso de licenciatura.

ü  Os candidatos estão sujeitos a procedimentos de inscrição e seleção.

ü  Todos os mentores selecionados serão sujeitos a formação específica e terão à sua disposição material de apoio à realização das sessões de mentoria.

ü  Todos os mentores terão acompanhamento, apoio e supervisão de um tutor (docente).

Programa de formação dos mentores: 10 e 11 de setembro (14h00 às 17h30, total 7h00)

1. Papel do Mentor e os valores na relação mentor-mentorando;
  2. Análise de situações-tipo;
  3. Resolução de problemas;
  4. Empatia;
  5. Comunicação;
  6. Diversidade cultural;
  7. Estratégias e organização do estudo/ da aprendizagem;
  8. Metodologia aplicadas à relação de mentoria;
  9. Serviços disponíveis e metodologias de encaminhamento.

O InIPCA compreende:

1. Reuniões entre tutores (docente representante de cada escola no projeto), mentores e responsáveis pelo projeto: mínimo de 3 reuniões no ano letivo para partilha de experiências e conhecimentos;
  2. Reuniões informais entre tutores e mentores, sempre que necessário e em data e horário a definir pelos intervenientes;
  3. Reuniões de mentoria formais (entre mentores e mentorandos) com o grupo atribuído a cada mentor. Realizar-se-ão, pelo menos, 3 reuniões formais: setembro, fevereiro e junho;
  4. Reuniões de mentoria informais, sempre que necessidade e em data e horário a definir pelos intervenientes;

Benefícios para os mentores:

1. Desenvolvimento de competências transversais;
  2. Desenvolvimento de relações interpessoais entre pares;
  3. Desenvolvimento de um sentido de cooperação e solidariedade;
  4. Referência desta atividade no Suplemento ao Diploma;
  5. Obtenção do Certificado de Mentor.

Benefícios para os mentorandos:

1. Integração saudável e pró-ativa no IPCA;
  2. Desenvolvimento de relações interpessoais entre pares;
  3. Conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do IPCA;
  4. Desenvolvimento de competências transversais;
  5. Certificado de participação no programa.

Pedidos de Esclarecimento

Qualquer pedido de esclarecimento sobre a iniciativa InIPCA deverá ser exposto através do seguinte contacto: inipca@ipca.pt

Abraça este desafio. Contamos contigo!