IPCA celebra o 25º aniversário

25 anos a honrar o Passado, a assumir o Presente e a desafiar o Futuro

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) celebra este ano o seu 25.º aniversário que será assinalado com um conjunto de iniciativas que se vão prolongar ao longo do ano.

Se no ano de 2018 se celebraram os 10 anos do Campus do IPCA, em 2019 o mote é a história do IPCA e os seus 25 anos de existência. 25 anos marcados pelo crescimento, ligação à comunidade e consolidação do projeto de ensino e investigação nas áreas de especialização das Escolas.

Para assinalar o 25º aniversário, o IPCA organiza um programa comemorativo com o objetivo de envolver, não só a comunidade académica, mas também a região e os parceiros estratégicos com quem se relaciona.

Estas comemorações pretendem:

– Constituir uma ponte entre os potenciais estudantes do IPCA e a comunidade estudantil;

– Dar voz a todos aqueles que fazem, e fizeram, parte desta história;

– Criar uma oportunidade, interna e externa, de consolidação do crescimento do IPCA, não só em infra-estruturas, como também no que diz respeito ao seu projeto educativo e científico e ao crescente número de estudantes;

– Criar uma oportunidade de afirmação da vontade de garantir o exercício da cidadania e da responsabilidade social, fortalecendo a ligação do IPCA à comunidade;

Esta retrospetiva só faz sentido porque o caminho para o Futuro do IPCA está traçado e passa pela afirmação do IPCA como uma instituição de referência no panorama do ensino superior, nacional e internacional.

“Este é um ano de reflexão sobre o passado que queremos honrar. O presente que assumimos e sobre os desafios futuros que passam pelo aumento da qualidade a todos os níveis. A estratégia pressupõe a união, a cooperação e capacidade de estabelecer pontes com a comunidade externa”, refere a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

Entre as várias iniciativas previstas no âmbito das comemorações do 25º aniversário, estão já programadas o OPEN IPCA, o 1º Encontro Alumni do IPCA, a cerimónia de homenagem ao professor João Carvalho, um ciclo de concertos comemorativos e a inauguração do Mechatronics Factory Lab (M.Factory Lab).

As comemorações relativas aos 25 anos encerram no dia 19 de dezembro, Dia do IPCA.

O programa completo será divulgado logo que possível