O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) para a concretização da sua missão, através dos objetivos definidos no Plano Estratégico, adota uma Política de Qualidade que reflete o seu compromisso com a melhoria contínua das suas atividades, promovendo o envolvimento de todas as partes interessadas e assegurando a implementação de práticas alinhadas com padrões reconhecidos nacional e internacionalmente.
Desenvolver uma cultura de qualidade é um processo contínuo, construído com o envolvimento de todos, pelo que a estratégia institucional para a qualidade promove a participação de toda a comunidade académica, fomentando que o alinhamento dos processos e dos resultados estejam ao serviço da comunidade académica e da sociedade.


O Sistema de Gestão da Qualidade do IPCA (SGQ_IPCA) tem como principal objetivo promover a excelência em todas as áreas de atuação da Instituição, baseia-se nas orientações nacionais e internacionais e integra os valores e a cultura de qualidade que resultam da história do IPCA.
Baseado no ciclo de melhoria contínua planear, executar, avaliar e agir (PDCA), o sistema promove o planeamento estratégico, o acompanhamento de objetivos, a monitorização do desempenho e a adoção de medidas de melhoria.
O SGQ_IPCA abrange os processos organizacionais de todos os serviços e unidades orgânicas do IPCA, compreendendo a intervenção de múltiplos intervenientes e níveis organizacionais com diferentes graus de responsabilidade e está assente num documento estruturante – o Manual da Qualidade.
Avaliação Externa
O IPCA é avaliado por entidades externas, como a A3ES, que confirmam o nosso compromisso com a qualidade no ensino, investigação e ligação à sociedade.
Estas avaliações ajudam-nos a melhorar continuamente os nossos cursos e serviços.
Elogios, Sugestões e Reclamações
A participação da comunidade académica é essencial para o aperfeiçoamento dos serviços prestados.
Todos os contributos são analisados com seriedade, promovendo uma cultura de melhoria contínua.