O Programa ERASMUS+ é um programa de ação comunitária no domínio da aprendizagem ao longo da vida, que oferece aos estudantes a possibilidade de efetuarem um período de estudos/estágio numa outra Universidade/empresa Europeia, com reconhecimento académico (como parte integrante do programa de estudos da universidade de origem) ou sem reconhecimento académico (no caso dos estágios extracurriculares ou estágios para recém-graduados).
A mobilidade no âmbito do Programa ERASMUS+ poderá ocorrer de acordo com os seguintes enquadramentos:
Estudos: realização de período de estudos numa outra Universidade parceira na UE;
Estágio: realização de um estágio em ambiente empresarial na UE.
Importa mencionar que poderás beneficiar destes dois enquadramentos, inclusive no mesmo ano letivo, desde que separados por pelo menos um dia. Constituem, portanto, oportunidades complementares de mobilidade internacional.
Erasmus Charter for Higher Education 2021-2027
EPS IPCA – Erasmus Policy Statement
O projeto IWONDER – Inclusive Wide Overseas Network for Development within ERasmus+, coordenado pelo Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Portugal, é o resultado da candidatura submetida pelo IPCA à Ação-Chave 171 (KA171) – International Credit Mobility (ICM). Este projeto em como objetivo promover a partilha de conhecimento, o desenvolvimento mútuo e uma melhor compreensão entre o IPCA e os parceiros envolvidos no projeto, através do incentivo à mobilidade de estudantes e de pessoal docente e não docente que estejam matriculadas ou a trabalhar numa instituição de ensino superior (IES), de um País do Programa para um País Parceiro ou vice-versa, nomeadamente:
Mobilidade de estudantes:
- Pode ser realizada em qualquer área e ciclo de estudos (ciclo curto/licenciatura/mestrado/doutoramento) e está aberta a recém-diplomados.
- A mobilidade física pode durar de 2 a 12 meses.
- Pode consistir num período de estudos numa IES ou num período de estágio numa empresa, instituto de investigação, laboratório, organização ou qualquer outro local de trabalho relevante.
Mobilidade de pessoal:
- Pode ser realizada por pessoal docente e não-docente do ensino superior e também prevê convites a especialistas de empresas (fora de IES).
- A mobilidade pode durar de 5 dias a 2 meses.
- Pode consistir numa missão de ensino para lecionar numa IES parceira ou numa missão de formação, sob a forma de evento de formação no estrangeiro (p. e.: job shadowing, períodos de observação, formações estruturadas, etc.).
Mobility Agreement for Teaching for Outgoing
Mobility Agreement for Training for Outgoing
GUIA DE CANDIDATURA 2024
GUIA DE CANDIDATURA 2025
O Programa Vasco da Gama é um programa de mobilidade de estudantes, lançado pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), com o intuito de fomentar a mobilidade nacional entre as escolas do Ensino Superior Politécnico.
Para informações adicionais, consulte o Regulamento do programa.
O Programa Mobilidade AULP destina-se exclusivamente ao intercâmbio de estudantes entre instituições de ensino superior membros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) e visa a atribuição de duas bolsas de estudo semestrais, para países do Espaço Lusófono (Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste), proporcionando aos estudantes a oportunidade de realizar um período de estudos, numa universidade da lista de participantes do programa, disponibilizada em baixo.
No âmbito do protocolo de colaboração estabelecido entre o IPCA e o Banco Santander, o programa de BOLSAS SANTANDER para ERASMUS do IPCA visa a atribuição de um complemento à bolsa Erasmus+ atribuída aos estudantes do IPCA selecionados para um período de mobilidade para estudos, durante um semestre, numa universidade parceira.