Ir para o conteúdo principal

Presidente

Foto da Presidente do IPCA

O Presidente é o órgão superior de governo, de direção e de representação externa do IPCA, a quem compete a condução da política da instituição, presidindo ao seu Conselho de Gestão, Conselho Académico e Conselho para a Avaliação e Qualidade. 

O Presidente é coadjuvado por um máximo de três vice-presidentes e, ainda, por pró-presidentes, escolhidos e nomeados livremente pelo presidente, podendo ser exteriores à instituição.  

O mandato do presidente tem a duração de quatro anos, podendo ser renovado uma única vez, nos termos dos estatutos. 

Contacto
Gabinete de Apoio à Presidência
E-mail: gapresidencia@ipca.pt

Mensagem da Presidente
CV da Presidente
Mensagem da Presidente
Mensagem da Presidente
CV da Presidente

Desde a sua criação em 1994, com apenas 74 estudantes, o IPCA tem sido um pilar fundamental na democratização do acesso ao ensino superior e no desenvolvimento da região do Cávado e do Ave. Atualmente, conta com mais de 7.700 estudantes, distribuídos pelo Campus em Barcelos e pelos Polos em Braga, Guimarães, Esposende, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde.

Ao longo de quase 30 anos, já formou cerca de 12.000 diplomados em áreas diversas como gestão, tecnologia, design e turismo, consolidando uma oferta formativa abrangente, que inclui licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos técnicos superiores profissionais e, agora, também doutoramentos.

O IPCA é reconhecido pela excelência em áreas como Contabilidade, Fiscalidade, Design e Tecnologia, expandindo-se para Turismo, Marketing e também Desporto, com a recente criação da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, que entrou em funcionamento em setembro de 2024, em Guimarães.

Com uma forte ligação ao tecido económico e produtivo, o IPCA aposta continuamente na inovação e na investigação aplicada. Em julho de 2025, será concluído o B-CRIC (Barcelos Collaborative Research and Innovation Center), que contará com uma Residência de Estudantes com capacidade para 133 camas, um edifício dedicado à investigação e inovação, e um Auditório com 500 lugares. Também no Campus será construído o Edifício K2D, destinado a atividades de inovação pedagógica e de estímulo à criatividade, junto ao qual será, ainda, construída uma zona de equipamentos desportivos para a comunidade académica e municipal. Em Guimarães, já está em construção a Escola-Hotel, em parceria com o município, prevendo-se a sua abertura para outubro de 2025.

A nível internacional, a participação na Regional University Network (RUN-EU) reforça a mobilidade e o enriquecimento académico dos nossos estudantes, oferecendo-lhes excelentes oportunidades de formação avançada e experiências internacionais únicas.

Com instalações modernas, programas de bolsas e iniciativas de responsabilidade social, o IPCA promove o sucesso dos seus estudantes e contribui para o desenvolvimento da região e das empresas. O conforto e o bem-estar dos estudantes é, para nós, uma prioridade e, por isso, privilegia-se as zonas de lazer: a residência, os bares, as cantinas, que oferecem mais do que apenas um lugar para estar. São verdadeiros espaços de vivência e aprendizagem, com áreas dedicadas ao estudo individual e em grupo, zonas para relaxar e socializar e que promovem um estilo de vida saudável e o espírito de grupo.

Com um compromisso contínuo com a investigação, inovação pedagógica e internacionalização, o IPCA assume-se como um Politécnico verde, digital e inclusivo, comprometido com a sustentabilidade e a transferência de conhecimento para a comunidade.

A Presidente,

Maria José Fernandes

Maria José Fernandes é Professora Coordenadora Principal afeta ao Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo iniciado a carreia em 1995.

Detém o título de agregada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e doutoramento em Ciências Empresariais, ramo de Contabilidade pela Universidade de Santiago de Compostela.

É Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) desde abril de 2022.

É uma das autoras do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses desde 2005 assumindo a coordenação do Anuário Financeiro desde 2019.

É membro integrado do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade IPCA (CICF) desde 2008, nas áreas da Contabilidade Pública, desempenhando as funções de Diretora entre 2008 e 2017.

Na Escola Superior de Gestão desempenhou funções de Diretora da Escola entre 2000 e 2003, Presidente do Conselho Técnico-Científico, entre 2007 e 2017 e Presidente do Conselho Pedagógico entre 2000 e 2003.

Entre 2010 e 2017 integrou o Conselho Geral do IPCA, na qualidade de membro representante dos professores do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão.

É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, tendo exercido entre 2016 e 2018 o cargo de membro do Conselho Diretivo. Ainda, desde 2021 Presidente do colégio da especialidade em Contabilidade Pública da OCC.

Tem participação ativa junto da comunidade, proferindo conferências a convite de várias entidades e associações locais e nacionais.