Ir para o conteúdo principal

Presidente

Foto da Presidente do IPCA

O Presidente é o órgão superior de governo, de direção e de representação externa do IPCA, a quem compete a condução da política da instituição, presidindo ao seu Conselho de Gestão, Conselho Académico e Conselho para a Avaliação e Qualidade. 

O Presidente é coadjuvado por um máximo de três vice-presidentes e, ainda, por pró-presidentes, escolhidos e nomeados livremente pelo presidente, podendo ser exteriores à instituição.  

O mandato do presidente tem a duração de quatro anos, podendo ser renovado uma única vez, nos termos dos estatutos. 

Contacto
Gabinete de Apoio à Presidência
E-mail: gapresidencia@ipca.pt

Mensagem da Presidente
CV da Presidente
Mensagem da Presidente
Mensagem da Presidente
CV da Presidente

O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) é a mais jovem Instituição de Ensino Superior Público, criada em 19 de Dezembro de 1994, com sede na cidade de Barcelos, município localizado a norte de Portugal. O Campus do IPCA é um campus verde, seguro e saudável que recebe todos os que visitam esta instituição de forma aprazível e acolhedora. É no campus, em Barcelos, que decorre a grande parte da atividade pedagógica do IPCA, nomeadamente a oferta dos cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduações e formação especializada, da atividade científica associada aos projetos de investigação, desenvolvimento, inovação e transferência de conhecimento, entre outras atividades de carácter social, lúdico, desportivo e associativo.

Para além da sua sede em Barcelos, o IPCA tem ainda oferta formativa nos concelhos de Braga (desde 2014) e Guimarães (desde 2015), nomeadamente Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e ações de formação avançada e de curta duração.


Ciente do seu propósito e responsabilidades definiu como missão “contribuir para o desenvolvimento da sociedade, estimular a criação cultural, a investigação e pesquisa aplicadas e fomentar o pensamento reflexivo e humanista. Inserido no espaço europeu de ensino superior, proporciona áreas de conhecimento para o exercício de atividades profissionais atrativas no plano nacional e internacional, promovendo a mobilidade, a empregabilidade e as relações de reciprocidade com a comunidade” (cf. artigo 2º dos Estatutos do IPCA).

No seio do sistema politécnico o IPCA é hoje reconhecido pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos resultados interessantes que tem alcançado na investigação aplicada, fruto de um caminho e de uma estratégia bem delineada no passado e eficazmente concretizada no presente. Este reconhecimento resulta de uma visão clara da missão e da atuação do IPCA na comunidade, na região e no país e da definição de metas a alcançar. As dificuldades e constrangimentos que se têm colocado à gestão desta Instituição não têm impedido o seu crescimento e desenvolvimento sustentável.

A aposta numa oferta formativa diversificada, não apenas em termos das áreas oferecidas em articulação com as necessidades do tecido empresarial, como também ao nível dos métodos de ensino aplicados, como o regime laboral, pós-laboral e e-learning, e dos graus de ensino atribuídos, constitui um desígnio importante do IPCA no alcance da sua missão e no contributo para o desenvolvimento da região em que está inserido.  O IPCA assume, assim, o compromisso de garantir mais formação para mais estudantes, consolidando propostas de formação de ativos em diferentes áreas e orientadas a diferentes públicos e contribuindo, através de ações direcionadas, para o aumento das qualificações de nível superior da população.

Os desafios para o futuro passam por continuar a apostar na qualidade da oferta formativa e sua articulação com a investigação realizada e na excelência do seu corpo docente. A forte procura dos candidatos ao ensino superior pelos cursos do IPCA, tendo vindo a aumentar nos últimos anos os candidatos em 1ª opção, o elevado número de docentes a tempo integral com o grau de doutor e/ou especialista, o reconhecimento do IPCA no contexto nacional e internacional, a empregabilidade e nível de satisfação dos empregadores com os diplomados do IPCA são apenas alguns indicadores que evidenciam o presente e permitem delinear a estratégia a seguir no futuro. A colocação em funcionamento da Escola Superior de Design nas novas instalações no centro de cidade de Barcelos a partir do ano letivo 2018/2019, a entrada em funcionamento da Escola Hotel do IPCA na cidade de Guimarães a partir do ano letivo de 2019/2020, a conclusão das instalações da Escola Superior de Tecnologia e da Biblioteca do IPCA a partir do ano letivo 2018/2019, a aposta num campus verde, seguro e amigo do ambiente são projetos e investimentos já decididos e em curso que contribuirão para a prossecução da missão do IPCA nos próximos anos.

É neste contexto de dinamismo, exigência, rigor e competitividade que abraçamos hoje este projeto na liderança desta tão nobre instituição. Este representa para nós um desafio, uma oportunidade e, essencialmente, a vontade de continuar um projeto iniciado há mais de 20 anos e fazer parte da história, da vida e das decisões do IPCA, contribuindo para a sua afirmação e consolidação. É um projeto global, integrador e que conta com a colaboração de TODOS.

A Presidente,

Maria José Fernandes

Maria José Fernandes é Professora Coordenadora Principal afeta ao Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, tendo iniciado a carreia em 1995.

Detém o título de agregada em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) e doutoramento em Ciências Empresariais, ramo de Contabilidade pela Universidade de Santiago de Compostela.

É Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) desde abril de 2022.

É uma das autoras do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses desde 2005 assumindo a coordenação do Anuário Financeiro desde 2019.

É membro integrado do Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade IPCA (CICF) desde 2008, nas áreas da Contabilidade Pública, desempenhando as funções de Diretora entre 2008 e 2017.

Na Escola Superior de Gestão desempenhou funções de Diretora da Escola entre 2000 e 2003, Presidente do Conselho Técnico-Científico, entre 2007 e 2017 e Presidente do Conselho Pedagógico entre 2000 e 2003.

Entre 2010 e 2017 integrou o Conselho Geral do IPCA, na qualidade de membro representante dos professores do Departamento de Contabilidade e Fiscalidade da Escola Superior de Gestão.

É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados, tendo exercido entre 2016 e 2018 o cargo de membro do Conselho Diretivo. Ainda, desde 2021 Presidente do colégio da especialidade em Contabilidade Pública da OCC.

Tem participação ativa junto da comunidade, proferindo conferências a convite de várias entidades e associações locais e nacionais.