XV Encontro da AECA debateu desafios da Contabilidade

Os cerca de 150 congressistas, na maioria portugueses, não terão visto as suas expectativas defraudadas naquele que foi o quarto encontro da AECA realizado em solo português. Entre os temas debatidos estiveram as novas tendências da ...

Os cerca de 150 congressistas, na maioria portugueses, não terão visto as suas expectativas defraudadas naquele que foi o quarto encontro da AECA realizado em solo português.

Entre os temas debatidos estiveram as novas tendências da Contabilidade a nível europeu, passando pelo novo marco regulador sobre a informação das empresas e pelas questões relacionadas com a qualidade do relato financeiro e do ensino em Portugal e Espanha.

A sessão de abertura contou com as presenças de Leandro Cañibano, presidente da AECA, João Carvalho, presidente do IPCA e Maria José Fernandes, presidente do comité organizador e do CICF.

Após as intervenções daqueles responsáveis, o bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues Azevedo, usou da palavra no primeiro painel, dedicado à Contabilidade e ao controlo no espaço europeu, para apelar a uma inversão de valores no seio da contabilidade.

Reconhecendo que se encontra “a remar contra a maré”, Domingues de Azevedo defendeu que o tema da responsabilidade social das empresas deve ser trazido para a ordem do dia. “Reduzir uma empresa aos seus aspetos económicos e financeiros é retirar à contabilidade o importante papel social que esta ciência tem”, salientou o bastonário.

As imagens do XV Encontro da AECA estão disponíveis AQUI