A SEPR decorre de 16 a 24 de novembro e, todos os anos, centra-se num aspeto diferente, a fim de chamar a atenção para áreas com alto impacto relacionadas com os nossos hábitos de consumo insustentáveis enquanto sociedade.
O tema deste ano é o “Desperdício alimentar“. E porquê? Porque, a nível global, um terço de todos os alimentos produzidos para consumo é desperdiçado (cerca de 131 kg/ano por habitante da União Europeia). Em Portugal, o desperdício de alimentos atinge proporções preocupantes, sendo o terceiro a nível europeu que mais alimentos desperdiça, com uma média de 185 kg de alimentos desperdiçados por habitante por ano, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). Estes dados são ainda mais alarmantes se considerarmos que mais de 37 milhões de pessoas não conseguem pagar uma refeição de qualidade todos os dias.
Focada no tema “Desperdício alimentar, não tem paladar”, o IPCA, em parceria com o Município de Barcelos, promove, no dia 21 de novembro, das 10h00 às 11h00, uma ação de consciencialização sobre o impacto ambiental, económico e social do desperdício alimentar.
A ação é um Workshop de Cozinha Sustentável, a ter lugar no Restaurante do Campus do IPCA, com uma duração aproximada de 60 minutos, onde serão abordados os seguintes temas:
- Evitar o desperdício alimentar quando compramos ou cozinhamos;
- Básicos da cozinha saudável como os cereais, leguminosas, frutas, sementes e vegetais;
- Dar preferência a alimentos locais e sazonais;
- Começar a compostar;
- Recolha de biorresíduos.
No final, os participantes terão direito a 1 ou 2 receitas com degustação.
A inscrição deve ser feita através deste Formulário, até ao dia 15 de novembro.
A participação de todos é importante para alertar e consciencializar a sociedade sobre a importância da prevenção do desperdício alimentar!