Vencedor de prémio mundial de Design é um dos oradores do Dia D – 2 de abril

Organizado pelo Departamento de Design do IPCA, o Dia D vai juntar alguns dos mais conceituados profissionais e empresas portuguesas, destacando-se a presença da Larus Design que, no passado dia 24, foi anunciada na Alemanha como a vencedora, pela segunda vez, do maior galardão internacional na área do Design.

Esta distinção foi alcançada graças à papeleira “Sheet”, desenhada por Pedro Martins Pereira (CEO da Larus Design) para o Al Shaheed Park, o mais importante projeto urbanístico do Golfo Pérsico, no Kuwait.

No âmbito do Dia D decorrerá, ao longo do dia, um conjunto de conferências que abordarão temas relacionados com as áreas do design industrial e de produto e do design gráfico e de comunicação. Uma iniciativa que visa, entre outros objetivos, a divulgação de novas perspetivas de percursos e processos inerentes ao projeto do Design.

Paralelamente às conferências do Dia D, decorrerá no Salão Nobre dos Paços do Concelho a Amostra D, uma exposição de trabalhos de estudantes dos vários cursos do Departamento de Design do IPCA, que apresenta uma visão alargada do que são as possibilidades criativas nesta área.

O programa desta edição do Dia D inclui um painel de oradores de referência, entre individualidades e empresas a atuar na área do design, que será composto por Albino Miranda (diretor-geral da Karpa), Pedro Tavares e Luísa Carvalho (agência A Transformadora), Álvaro Sousa, Miguel Peixoto de Oliveira (diretor-geral da Edigma), Maria Bruno Néo, António Queirós e Pedro Martins Pereira (CEO da Larus Design).

ORADORES

Painel da Manhã (10h00-12h45)

Pedro Tavares e Luísa Carvalho integram a equipa da agência de publicidade A Transformadora. Pedro Tavares desempenha funções de redator e coordenador de conteúdos digitais. Luísa Carvalho é coordenadora de Estratégia.

Maria Bruno Néo é formada em design de produto, integrando a equipa das marcas Munner e Ginger & Jagger, onde desenvolve diversos produtos, desde estofo a mobiliário e projetos de stands para feiras internacionais do setor.

Álvaro Sousa é docente e diretor do Mestrado em Design na Universidade de Aveiro, dedicando-se sobretudo às áreas de comunicação e identidade – branding, cartaz, tipografia e sinalética – e do design estratégico. No Dia D irá apresentar uma ferramenta destinada a auxiliar os designers na avaliação de marcas.

Painel da Tarde (14h30-17h30)

Pedro Martins Pereira é CEO da Larus Design, empresa que se dedica há mais de 20 anos à produção, desenvolvimento e conceção de mobiliário urbano. No Dia D vai conversar sobre como o Design pode aportar valor para uma empresa.

António Queirós é docente na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto e colabora, desde 1994, com o arquiteto Souto Moura em projetos editoriais e de sinalética. Desenvolve, ainda, projetos de identidade, “packaging” e “wine label”.

Albino Miranda é diretor-geral da Karpa e foi distinguido, em 2012, com o prémio Design ExportHome na categoria de mobiliário. Atualmente, desenvolve trabalhos em fibra de vidro, material que pretende continuar a explorar devido às suas propriedades mecânicas e de flexibilidade de projeto.

Miguel Peixoto de Oliveira é fundador da Edigma, empresa de referência internacional na implementação de projetos interativos e multimédia, tendo sido
considerada uma das 200 mais inovadoras do mundo pela revista norte-americana Red Herring. Doutorado em Marketing e Novas Tecnologias, está ligado a vários projetos de cariz empreendedor.