Sistema robotizado para cirurgia laparoscópica vence 10º Poliempreende do IPCA

O “EndoRobot – Handheld Robot for MIS” é um sistema robotizado que visa o manuseamento mais preciso e eficaz dos instrumentos tradicionalmente utilizados na cirurgia laparoscópica. A equipa vencedora é liderada por Ricardo Pereira, diplomado na ...

A equipa vencedora é liderada por Ricardo Pereira, diplomado na Escola Superior de Tecnologia do IPCA, e integra ainda os docentes Nuno Rodrigues, António Moreira e João Vilaça.

O Poliempreende é uma iniciativa que visa, através de um concurso de ideias e de planos de negócios, avaliar e premiar projetos desenvolvidos e apresentados por alunos, diplomados ou docentes destas instituições, ou outras pessoas que integrem equipas constituídas por estudantes e/ou diplomados.

Este concurso tem uma componente regional e outra nacional. A nível regional, cada instituto politécnico promove um conjunto de iniciativas que culminam com a atribuição de prémios aos três melhores projetos apresentados.

Os projetos vencedores em cada instituição são, posteriormente, submetidos à apreciação de um júri que escolhe os três melhores projetos nacionais.

No concurso regional deste ano, além do “EndoRobot – Handheld Robot for MIS”, foram também distinguidos o projeto “FreshMilk” (2º classificado) e o “M.A.M. – Mini Assistente Modular” (3º lugar).