Serviços de Ação Social do IPCA e “Só Cenas” promovem Curso de Teatro

O Curso de Teatro – O Teatro como Meio de Comunicação, que decorrerá no Campus do IPCA, é dirigido a todos aqueles que queiram ter um primeiro contacto com o mundo da representação, sendo que esta é uma formação que permite aos formandos o desenvolvimento de várias capacidades, a nível profissional e pessoal, passíveis de serem utilizadas diariamente.

Através do teatro e dos jogos dramáticos os participantes terão a oportunidade de trabalhar em cada aula a consciencialização corporal, vocal e criativa. Os exercícios teatrais permitem corrigir vícios de postura, de dicção e emissão vocal, utilizando técnicas que são ensinadas durante as aulas. A parte de desenvolvimento criativo e melhor comunicação será dada durante os exercícios de improvisação e jogos de dramáticos.

O teatro é uma ferramenta essencial para o dia-a-dia, dado que desenvolve aspetos fundamentais como a comunicação, a confiança, a socialização, e permite um crescimento pessoal e profissional mais saudável.

• Promover o teatro
  • O individual e o coletivo (Criação de grupo)
  • Estimular a perceção, o conhecimento, a autoestima, o uso e controlo do próprio corpo
  • Desenvolver a capacidade de perceção das sensações recebidas através das várias partes do corpo
  • O corpo como elemento de comunicação
  • Levar os participantes a controlar os seus impulso e inibições, estimulando o autocontrole e facilitando o seu relacionamento no meio social
  • O som como expressão
  • A construção de uma personagem
  • Improvisação
  • A dicção
  • Melhorar a capacidade de comunicação

Destinatários

• Iniciantes, crianças, jovens, atores que se queiram “reciclar”, docentes, advogados, políticos e todos aqueles que queiram aprimorar a sua capacidade de comunicação e qualidade de vida na convivência social quotidiana
  • Toda a comunidade educativa do IPCA (Docentes, Alunos e Colaboradores)
  • Horário

Segunda-feira, das 18:30-20:30 ou das 21:00 – 23:00*
    Inicio – 28 de outubro
    Fim – 16 de dezembro

*Na ficha de inscrição diga-nos qual o horário mais conveniente para si. O horário com mais inscritos será o primeiro a entrar em funcionamento, sendo que, se houver número de inscritos suficientes, poderemos avançar logo com as duas turmas.

Inscrição

Para proceder à inscrição, os interessados deverão enviar a respetiva Ficha de Inscrição, que se encontra disponível clicando AQUI, para o e-mail sas@ipca.pt, até ao dia 10 de outubro, indicando no assunto do e-mail: Curso de Teatro.

A formação tem o custo total de 60€ para membros da Comunidade Académica (estudantes, docentes e colaboradores) e de 82,50€ para pessoas externas ao IPCA.

20€/mês, num total de 60€ (para toda a comunidade do IPCA)
    27,5€/mês, num total de 82,50€ (para o público em geral)

Pagamento

O pagamento é feito mensalmente, por transferência bancária ou entrega monetária ao formador.

No final do curso, todos os participantes recebem um certificado de formação.

Para mais informações, por favor, contacte os Serviços de Ação Social do IPCA, através do e-mail sas@ipca.pt ou do telefone 253 802 503. Se preferir, contacte diretamente a Companhia de Teatro Só Cenas, através do e-mail geral@socenas.com ou do telemóvel 96 04 66 791.