Segundo ano do projeto 50+10 com mais desafios e novos parceiros

Sustentabilidade inteligente, ofertas turísticas diferenciadoras do território, empreendedorismo verde, produção audiovisual valorizadora da região, gestão do desperdício alimentar, segurança e higiene no trabalho. Problemas reais que os estudantes das licenciaturas do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abrangidas pelo projeto 50+10 foram desafiados a analisar, questionar, desenvolver e, em colaboração com entidades parceiras, apresentar soluções inovadoras.

Este semestre, o projeto abrangeu, pela primeira vez, o segundo ano das licenciaturas, incentivando também os estudantes mais velhos a acompanhar e guiar os mais novos. Os desafios, agora mais complexos, permitiram ainda interagir com os parceiros, visitar, conhecer e explorar contextos profissionais.

Colaboraram pela primeira vez no 50+10: Grupo Valérius, Grupo Ibersol, IAPMEI  – Agência para a Competitividade e Inovação, Turismo da Câmara Municipal de Guimarães, Canal 180, Storia del Caffé, Hotel S. Felix e Hotel Lince Sta Clara. Continuaram a parceria as seguintes entidades: Viagens Abreu, Hotel Spiritani Braga, Restaurante Turismo Lounge, Pousada Mosteiro de Guimarães, Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel. Participam no 50+10 as licenciaturas de Design Audiovisual, Engenharia Informática Médica, Finanças, Gestão de Atividades Turísticas e Gestão Hoteleira.

O 50+10 é um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills. Pretende o desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, promovendo assim transformações e melhorias sociais. Trabalhar em equipa, comunicar, colaborar, explorar, questionar, criar, partilhar estão entre as competências-chave que, através do envolvimento ativo dos estudantes, o projeto 50+10 pretende promover, fazendo-o desde o momento de entrada dos estudantes no Ensino Superior, em que estão mais abertos à mudança.

Um projeto 50+10 ocorre em três etapas principais: uma sessão de kickoff, realizada no início do semestre para acolhimento dos estudantes, apresentação do desafio, formação de equipas e dinâmicas de integração e inclusão; sessões de skills, momentos de aprendizagem ativa, realizados ao longo do semestre e dedicados ao desenvolvimento de competências transversais (uma sessão de skills por unidade curricular); sprint weeks, duas semanais finais dedicadas ao desenvolvimento e apresentação do projeto.

Este conceito foi desenvolvido pelo IPCA no âmbito da Future Advanced Skills Academy, integrado no programa de desenvolvimento pedagógico da Regional University Network – European University e tendo por base iniciativas de inovação pedagógicas já desenvolvidas no IPCA, tais como Projeto de Inovação em Cocriação, implementação da metodologia PBL em cursos TeSP, Design Sprint Week, Projeto em Simulação Empresarial, e-learning, participação nas Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico (JIDP), entre outros. Colocando a inovação pedagógica ao serviço da estratégia de promoção do sucesso académico e prevenção do abandono do IPCA, está ainda enquadrado com os projetos de capacitação financiados no âmbito do POCH – Programa Operacional Capital Humano.