Secretário de Estado do Ensino Superior visitou o IPCA

IMG_9043

Os novos cursos, com a duração de dois anos, destinam-se essencialmente aos alunos provenientes do ensino profissional e deverão conferir uma formação superior de nível 5, abaixo do grau de licenciatura que, no entanto, poderá ser depois concluído pelos estudantes que pretendam prosseguir os seus estudos.

A exemplo do que já havia anunciado, o presidente do IPCA, João Carvalho, adiantou a possibilidade de abertura de um polo em Braga, já no próximo ano letivo, destinado aos novos cursos de curta duração nas áreas das tecnologias e da gestão.

Essa possibilidade foi, aliás, abordada numa reunião de trabalho entre o secretário de Estado e os órgãos de gestão do IPCA, que decorreu após a visita ao Campus.

No encontro, João Carvalho alertou para o facto de as atuais instalações não terem capacidade para a nova oferta formativa anunciada, pelo que a mesma só será possível em outros concelhos da região do Cávado e do Ave e, também, se houver um reforço do orçamento do IPCA, permitindo assim a admissão de mais docentes e funcionários.

Na reunião, o presidente do Conselho Geral do IPCA, António Marques, entregou ao secretário de Estado um resumo da discussão do último encontro relativo ao pedido de José Ferreira Gomes no sentido de as instituições de ensino superior enviarem contributos para a reorganização da rede e da oferta formativa.

À chegada ao IPCA, após ter estado também no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), o secretário de Estado do Ensino Superior havia justificado estas visitas, em declarações aos jornalistas presentes, com o objetivo de “compreender até que ponto pode ser potenciada a colaboração entre o Instituto e a região em que está inserido”.

“A ideia é, no fundo, perceber como é que as competências destas instituições de ensino superior podem ser melhor aproveitadas, nomeadamente para ajudar à retoma da economia”, acrescentou José Ferreira Gomes à chegada ao IPCA.

A visita ao Campus do IPCA incluiu o edifício do Centro de Investigação em Jogos Digitais, um projeto que se encontra na sua fase final de construção e cuja inauguração deverá ocorrer a curto prazo.